Prefeito de Cabo Frio abre 1º Fórum Municipal de Políticas Educacionais nesta quinta (6)

O prefeito Dr. Adriano Moreno participou da abertura do 1° Fórum Municipal de Políticas Educacionais, realizado nesta nesta quinta-feira (6), no auditório do Colégio Estadual Miguel Couto, no Centro. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação (Seme) e reuniu cerca de 300 representantes de pais e responsáveis, docentes, diretores, Sepe Lagos e Conselhos de Acompanhamento e Controle Social. Na ocasião a comunidade escolar de Cabo Frio pôde decidir, coletiva e democraticamente, assuntos de interesse da própria rede de ensino.  Esse 1º Fórum teve como tema a hora-atividade, que trata da organização da reserva de um terço da carga horária dos docentes. O encontro contou ainda com as presenças do vice-prefeito Felipe Monteiro, secretário de Educação Claudio Leitão e secretária adjunta Denize Alvarenga.

Na abertura da cerimônia o  prefeito, Dr. Adriano relembrou  seus tempos de estudante no Miguel Couto e destacou o valor que a Educação representa em sua formação, como filho de professora. Ele também afirmou que nos 48 dias de gestão do atual governo, a Educação já conta com consideráveis avanços, incluindo a quitação de dívidas trabalhistas deixadas por gestões anteriores, como o pagamento da quarta parcela do décimo terceiro de 2015 e também o descongelamento dos triênios, pagos pela Prefeitura antes da data acordada (quinto dia útil) para docentes e não docentes:

“Esse fórum reforça o compromisso desse governo com a Educação, que pode mover a pirâmide social. Eu estou olhando para o futuro e a educação tem um papel fundamental no desenvolvimento do município, do estado e do nosso país”, disse o Prefeito ressaltando a importância da união de forças entre governo e educadores para o avanço da cidade. “Essa luta não é de um homem só, mas de um povo. Nossa redenção virá pela educação. Quero conclamar a sociedade cabo-friense e os nossos professores que me ajudem a capacitar os nossos jovens, em um momento que a educação vem sofrendo um massacre em todo o país”. Dr. Adriano ainda reafirmou seu compromisso em adequar a Prefeitura à Lei da Responsabilidade Fiscal e incentivar investimentos no município, que gerem emprego e renda.

O vice-prefeito, Felipe Monteiro, ressaltou que a atual gestão do município deve ser reconhecida pelo empenho que têm feito em tratar a educação como um investimento para o desenvolvimento e não um gasto como, comumente, é tratada pelos governos. Citando Paulo Freire e Brizola, Felipe ressaltou a importância da educação libertadora e da valorização da dignidade da pessoa humana. “Não adianta construir escolas e não olhar para as pessoas que a compõem. A maior obra é o profissional de educação, é o ser humano e é impossível investir na educação sem valorizar o professor”..

O secretário de Educação, Claudio Leitão, afirmou que a construção de políticas públicas de governo e o atendimento dos interesses da categoria não são ações antagônicas, reforçando os compromissos da atual gestão com o avanço da educação no município. “Um professor valorizado transmite o conhecimento de maneira muito mais consciente e produtiva para o aprendizado do aluno, não apenas dos conteúdos programáticos que compõem a base curricular mas também de uma educação que vai além, que promova a consciência cidadã”.

A secretária adjunta, Denize Alvarenga, explicou a funcionalidade dos fóruns e sua continuidade neste e no próximo ano, pontuando sobre alguns temas que serão debatidos até o final de 2018.“Os fóruns se caracterizam pela discussão coletiva. É a rede pensando com a rede. Não queremos decidir dentro do gabinete e impor à categoria. Temos a disposição de fazer o que a comunidade escolar considerar melhor, e isso diz respeito também aos nossos alunos, que viverão as consequências de nossas decisões”.

Durante o fórum, os representantes das unidades de ensino da rede, do Sepe Lagos e dos conselhos educacionais apresentaram suas propostas para a aplicação das horas-atividades nas escolas. Até a nova decisão, elas estavam regulamentadas pela Resolução n° 8 do Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR), com alguns problemas para grande parte da categoria. Na ocasião, dez propostas foram apresentadas e votadas pelos representantes, tendo a aprovação da ampla maioria. O 2° Fórum Municipal de Políticas Educacionais será realizado em outubro e discutirá temas financeiros relacionados à rede municipal de ensino.