Prefeitura de Cabo Frio assina acordo com o “Programa Esse Rio é Meu”

A iniciativa tem o intuito de para preservar os recursos hídricos da cidade com apoio da Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou o termo de cooperação com a OSCIP Planetapontocom para desenvolver o Programa Esse Rio é Meu, que atuará nas escolas da rede municipal visando os cuidados e a preservação dos recursos hídricos da cidade. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura, nesta quarta-feira (25), onde foram discutidas questões da educação para os mais novos por meio de projetos de sustentabilidade.

Serão cerca de 33 mil alunos mobilizados a trabalhar em prol dos rios Una e São João, além dos córregos e das lagoas da cidade. Segundo a prefeita Magdala Furtado, o Programa vai beneficiar de forma avassaladora todas as escolas de Cabo Frio.

“Precisamos educar nossas crianças sobre a questão ambiental e preservação dos rios. É através das crianças que vamos construir um futuro melhor, por meio deste projeto”, afirmou a prefeita, após a assinatura do termo de cooperação técnica.

A Planetapontocom é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com mais de 20 anos de história e reconhecida pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras, testadas e sistematizadas para serem disseminadas e, portanto, passíveis de se tornarem políticas públicas.

Além de Cabo Frio, o Programa Esse Rio é Meu está presente nos municípios do Rio de Janeiro e em Itabira, Minas Gerais. Ao todo são 830 escolas que cuidam de 187 recursos hídricos.

Para a presidente da OSCIP Planetapontocom, Silvana Gontijo, o encontro foi positivo para o avanço nas questões ambientais.

“Será um ganho para todos, para a cidade de Cabo Frio que agora conta com um Programa que está comprometido em cuidar do meio ambiente, e para nós porque cuidar da natureza é cuidar das nossas e futuras gerações”, acrescentou.

A secretária de Educação, Rejane Jorge, está animada com a implantação de um projeto tão importante para a comunidade escolar. “Vamos construir uma cultura nas escolas onde os alunos tenham acesso ao conhecimento, uma visão construtiva para questões ambientais e preservação”, explicou.

Além disso, participaram da reunião de assinatura do termo uma equipe especializada em recursos hídricos da Prolagos Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto e o Comitê de Bacia Lagos São João.