Prefeitura de Cabo Frio intensifica ações voltadas para o produtor rural

Fazenda Campos Novos e Parque de Exposições de Tamoios foram reabertos ao público

A agricultura em Cabo Frio vem passando por grande reformulação e recebendo incentivos desde o início do ano. Um grande exemplo é a Fazenda Campos Novos, que deixou de ser um local abandonado para se tornar um ponto de apoio ao produtor rural e às comunidades quilombolas. O local também é sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, e desde fevereiro está aberto à população para visitação.

Segundo a titular da pasta, Luciene Lima, em 100 dias de governo muitos projetos foram iniciados, como a reaproximação do poder público com as comunidades quilombolas e assentamentos rurais, além dos agricultores e pescadores do município.

Para estreitar ainda mais essa relação, a equipe da Secretaria realizou o projeto “Dia de Ouvidoria” nas feiras de Tamoios e no Mercado Municipal Sebastião Lan. O objetivo era ouvir as principais demandas dos agricultores que trabalham nestes locais.

“Procuramos as lideranças desses grupos, nos reunimos com elas e apresentamos nossos projetos. Com isso trouxemos todos para mais perto do governo, além de conhecer as demandas de cada setor. Também focamos nas parcerias que viabilizaram cursos de capacitação para os pequenos agricultores, quilombolas e pescadores. Um dos nossos parceiros é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que oferece cursos gratuitos realizados na Fazenda Campos Novos”, contou Luciene.

PLANTAÇÕES

Em menos de 100 dias de governo a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Cabo Frio reativou as plantações de frutas e legumes. O objetivo, segundo o superintendente de Projetos Agropecuários, Pedro Paulo Almeida, é fornecer mudas para os pequenos agricultores.

“Já temos plantações de aipim, abóbora, acerola, banana, caju e batata doce. Nesse projeto contamos com a parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que está nos fornecendo as mudas para plantio na Fazenda Campos Novos, que são novas variedades resistentes a pragas e doenças”, explicou Pedro Paulo.

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS

Mais do que pensar na produção rural, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca aproveitou o período inicial do governo para melhorar o escoamento da produção. Várias estradas receberam patrolamento, facilitando o trânsito até as localidades rurais. O acesso à Fazenda Campos Novos, pela Rodovia Amaral Peixoto, foi asfaltado em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE TAMOIOS

Outra ação importante da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca foi a reabertura do Parque de Exposições de Tamoios, no dia 30 de janeiro. O evento teve plantio de mudas de árvores nativas e exposição de cavalos de raça, além do I Encontro de Cavaleiros e Amazonas promovido pelo Clube do Cavalo de Tamoios.

Para reabrir o local, o trabalho da Secretaria-Adjunta de Administração do Parque de Exposições de Tamoios foi intenso, com realização de mutirão de limpeza e organização do espaço, que fica no complexo Fazenda Campos Novos e foi construído por José Bonifácio nos anos 1990, durante o segundo mandato dele como chefe do Executivo cabo-friense.

Agora, além de receber visitantes nos fins de semana, o Parque de Exposições realiza a “Feira do Produtor Rural” uma vez por mês. Segundo a secretária-adjunta, Katyuscia Brito, o objetivo é proporcionar um momento de lazer, mas também de negócios.

“Contamos com a participação de produtores de aipim, alface hidropônica, laranja, farinha feita no quilombo, e muito mais. É um momento em que todos se encontram, trocam experiências e, ao mesmo tempo, apresentam o trabalho ao público vendendo o que produzem”, contou Katyuscia.