Prefeitura de Cabo Frio oferece transporte gratuito aos artistas de Tamoios para Conferência Municipal de Cultura

Inscrições podem ser feita no Polo Cultural até o dia 29 de setembro

A Prefeitura de Cabo Frio abriu nesta quinta-feira (21) as inscrições para o transporte gratuito de artistas e fazedores de Cultura, do distrito de Tamoios, que desejam participar da 6ª Conferência Municipal de Cultura. A inscrição vai até o dia 29 de setembro. Para se inscrever, os interessados devem se apresentar presencialmente no Polo Cultural de Tamoios, localizado no prédio anexo ao Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A 6ª Conferência Municipal de Cultura será realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na Escola Municipal Alfredo Castro, no Jardim Excelcior, em Cabo Frio. Para facilitar o acesso do público do distrito de Tamoios, a Secretaria Municipal de Cultura vai disponibilizar o transporte das pessoas inscritas, para o local do evento.

Para isso, serão disponibilizados dois horários de saída e chegada:

• Sábado (30/09/2023): saída às 7h30; chegada às 19h30
  • Domingo (01/10/2023): saída às 7h30; chegada às 19h30

Neste ano, a Conferência Municipal de Cultura de Cabo Frio terá como tema central “Democracia e Direito à Cultura”. Serão abordados diversos eixos temáticos, incluindo: institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Direito às artes e às linguagens digitais.

Pré-conferência em Tamoios

No sábado passado, dia 16 de setembro, foi realizada a Pré-Conferência Municipal de Cultura em Tamoios. O evento aconteceu na Escola Municipal Maria Helena Belo da Costa e contou com a presença de diversos artistas, artesãos e fazedores de Cultura do distrito, além de representantes da Secretaria de Cultura e Conselho Municipal de Cultura.

A etapa teve como objetivo debater os temas e mobilizar o público de Tamoios para a Conferência Municipal. O secretário de Cultura, João Félix, destaca a importância da iniciativa para o segmento e para os artistas.

“Começamos a discussão sobre as políticas públicas culturais em Tamoios. Essa apresentação no distrito buscou mobilizar os artistas para participar da Conferência Municipal de Cultura. Nós vamos disponibilizar transporte para levar as pessoas que quiserem participar do evento. É importante a participação de todos na conferência, para que possamos discutir as políticas públicas para o nosso município”, afirma o secretário.