Prefeitura de Cabo Frio realiza ação de limpeza e cercamento da Duna da Boa Vista, na Praia do Forte

Local vem sendo alvo de invasões, colocando em risco a vegetação de restinga

A Prefeitura de Cabo Frio iniciou nesta sexta-feira (08), ação de limpeza e preservação da Duna Boa Vista, também chamada de Duna Preta, localizada na Praia do Forte, na altura do bairro Passagem. O objetivo é promover uma limpeza geral na área e também restaurar o cercamento que impede o acesso de frequentadores em todo o perímetro da duna, que é um dos patrimônios naturais de Cabo Frio, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), além de ser uma Área de Preservação Permanente (APP).

Participaram da ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, o Instituto Ecovida, a Guarda Civil Municipal, a Comsercaf e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Rosalice Fernandes, o cercamento da Duna Preta é constantemente danificado por populares, que acabam acessando o local. Para conter a entrada de pessoas na Área de Preservação Permanente, a Secretaria está realizando um estudo para verificar formas mais eficazes de manter o local protegido.

“Recebemos denúncias de que pessoas em situação de rua estariam acessando a Duna Preta, além de banhistas. O cercamento da área será reforçado, além da limpeza, com a coleta de todo material descartado no local. É importante destacar que a Duna Preta possui vegetação de restinga, além de um sítio arqueológico que apresenta indícios de ser acampamento de pesca e coleta de moluscos. O trânsito de pessoas, além de degradar o meio ambiente também afasta a presença da fauna local, bem como répteis e aves, como a coruja-buraqueira. Por isso toda a área é cercada, para que se mantenha preservado esse tesouro histórico e natural de Cabo Frio”, explica a secretária.

Ainda de acordo com Rosalice Fernandes, o trabalho realizado na Duna Preta se estenderá por toda a semana que vem.