Prefeitura de Cabo Frio realiza ações em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Palestra educativa e campanhas de incentivo à doação são destaque na semana de conscientização no município

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, a Prefeitura de Cabo Frio promove uma série de ações e campanhas para incentivar a doação de sangue e conscientizar a comunidade sobre a importância deste gesto solidário.

Na manhã desta terça-feira (21), o auditório do Hospital Dia, localizado no bairro São Cristóvão, foi palco de uma palestra destinada aos alunos de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. O tema abordado foi “Captação de Doadores de Sangue”, visando sensibilizar os futuros profissionais de saúde sobre a relevância da doação para salvar vidas.

A mobilização continua ao longo da semana com a participação de funcionários e servidores de diversos hospitais do município. Na quarta-feira (22), o Hospital São José Operário sediará uma ação de incentivo à doação de sangue, começando às 10h. Na quinta-feira (23), a campanha ocorrerá no Hospital da Mulher, também a partir das 10h. Já na sexta-feira (24), será a vez do Hospital Otime Cardoso dos Santos promover a campanha, também iniciando às 10h.

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio atua constantemente na promoção e incentivo à doação de sangue. A cidade conta com uma agência transfusional localizada no Hospital São José Operário. Essa unidade hemoterápica é responsável por armazenar sangue e derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, além de liberar e transportar os produtos sanguíneos para transfusões nos hospitais locais.

Por meio da Agência, Cabo Frio é um dos municípios responsáveis pela busca por doadores para pacientes internados que são direcionados para realizar a doação no Hemocentro da Região dos Lagos, o Hemolagos. Neste local, qualquer pessoa que esteja apta pode fazer a doação de segunda a quarta-feira, das 8 às 15h. O Hemolagos fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, bairro Passagem, Cabo Frio.