A sondagem foi realizada em seis lojas e papelarias especializadas em produtos escolares
O Procon Cabo Frio realizou durante a semana, uma pesquisa e tomada de preços de material escolar no distrito-sede. A iniciativa buscou preços em seis lojas e papelarias especializadas e analisou 19 produtos escolares. Entre eles: canetas, cadernos de capa dura e brochura, lápis, borrachas, colas, réguas e muito mais. O levantamento foi realizado em lojas do Centro e Shopping Park Lagos.
A critério do comprador, dependendo da loja e marca escolhida, a diferença de preço chega a 544,44% de diferença, que é o caso da caneta esferográfica, que varia de R$ 5,90 a R$ 0,90. Mesmo em produtos da mesma marca, o consumidor precisa ficar atento pois existem altas em diversos produtos que, com pesquisa, é possível comprar mais barato.
A orientação da secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Claudia Tavares, é que o responsável fique atento e pesquise os preços e a qualidade do material que está adquirindo.
“É importante olhar atentamente a lista de material escolar. As crianças precisam do material escolar o ano inteiro, às vezes vale a pena investir num produto com preço médio para conseguir mais qualidade e durabilidade”, ressaltou.
O Procon Cabo Frio ainda informa que as escolas não podem solicitar material escolar de uso coletivo. Apenas materiais de uso pessoal e individual devem ser solicitados pelas instituições educacionais.
O Procon de Cabo Frio orienta para que o consumidor não deixe de checar se existem reclamações sobre a unidade escolar nos órgãos de proteção e defesa do consumidor e, caso identifique qualquer prática abusiva, pode encaminhar a denúncia pelo e-mail procon@cabofrio.rj.gov.br ou telefone (22) 99907-2821.