Projeto Amigos do Meio Ambiente é lançado em Cabo Frio

A iniciativa da Comsercaf, em parceria com empresários da cidade, vai distribuir sacolas biodegradáveis nas praias do município durante o verão 2023/2024

A Comsercaf lançou, nesta quarta-feira (29), o Projeto “Amigos do Meio Ambiente” com o objetivo de estimular o acondicionamento e o descarte correto do lixo resultante do consumo nas praias. A iniciativa consiste na distribuição de três milhões de sacolas biodegradáveis nas praias durante o verão de 2023/2024.

O evento aconteceu no Hotel Malibu e reuniu empresários, representantes do governo municipal e a imprensa. Participaram da composição da mesa de abertura a presidente da Comsercaf, Patrícia Brandão; o vice-presidente, Júlio César Lourenço; a procuradora-geral da autarquia, Cíntia Meirelles; o secretário de Governo, Roberto Jesus; e Aline Silvério, da Secretaria de Meio Ambiente.

Para colocar o projeto em prática, a autarquia está em busca de apoio dos empresários que queiram vincular a sua marca ao projeto socioambiental.

“O projeto Amigos do Meio Ambiente nada mais é do que integrar setores distintos em prol de um objetivo: levar conscientização para as praias de Cabo Frio. A produção de resíduos principalmente no período do verão é enorme. Quando o lixo é descartado de forma correta, ajuda não só coletores como também na preservação da área e dos mares”, disse a presidente da Comsercaf, Patrícia Brandão.

O vice-presidente da autarquia, Júlio César Lourenço, explicou como vai funcionar a parceria com os empresários. Segundo ele, o investimento previsto para confecção das sacolas é de R$210 mil, distribuídas em 25 cotas de R$8.400, podendo ser doadas em até três parcelas, sendo a primeira para 20 de dezembro. O projeto tem quatro empresas confirmadas e 18 interessadas.

“Esse projeto nasceu do entendimento de que todos somos responsáveis pela preservação ambiental. A nossa ideia é chamar os empresários, os moradores e os turistas para a responsabilidade de cuidar das nossas praias. Estamos muito felizes com esse lançamento, com a presença dos empresários que estão abraçando essa iniciativa”, comemorou o vice-presidente.

O empresário interessado deve entrar em contato com a Comsercaf pelo telefone (22) 9.9203-2374 (WhatsApp) – Beatriz Miranda, ou se dirigir à sede da autarquia, localizada na Estrada Nelore, 200, Monte Alegre. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Seja um Amigo do Meio Ambiente!

O projeto na prática

A distribuição das três milhões de sacolas biodegradáveis 40x50cm acontecerá entre os dias 22 de dezembro de 2023 e 20 de março de 2024, na Ilha do Japonês e em oito praias: Forte, Dunas, Foguete, Conchas, Peró, Pontal do Peró, Pontal de Santo Antônio, Praia de Unamar. Em cada um desses locais será instalada uma tenda para funcionar como ponto fixo de distribuição.

Para reforçar a conscientização dos banhistas, servidores da Comsercaf também farão a entrega das sacolas nas areias, que serão descartadas nas lixeiras disponibilizadas pelos donos dos quiosques e nos contentores, que serão reforçados nas praias. O recolhimento é diário e feito pela Comsercaf e por empresa terceirizada.

A coleta de resíduos ocorre, diariamente, ao fim de tarde, quando os comerciantes iniciam a retirada de suas barracas, carrinhos, cadeiras e guarda-sóis, além dos visitantes que começam também a se retirar das areias e assim os servidores são início a varrição, juntada e retirada dos resíduos, que são transportados por tratores ao ponto de transbordo para serem colocados em carretas e dessa forma destinados ao aterro sanitário Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia-RJ.

A operação é diária, devido ao grande volume de resíduos produzidos, tendo em vista que às 5 horas da manhã as equipes do repasse iniciam a preparação das áreas para o recebimento dos usuários nas praias.