“Quero Mais” e “Os Atrasados” fecham Carnaval em Cabo Frio

Blocos de arrastão desfilam no sábado (29) e domingo (01), respectivamente, ambos com concentração às 15h

Quem ainda não conseguiu vestir a fantasia e brilhar com purpurina neste Carnaval tem mais duas chances, neste fim de semana, com o desfile dos blocos Quero Mais e Os Atrasados no sábado (29) e domingo (01), respectivamente. As agremiações encerram as festividades de Momo com concentração a partir das 15h.

O bloco Quero Mais, que sairá da Estação da Praia do Forte com desfile pela orla no sentido Duna Preta, será animado pela dupla de cantores Raylane Mendes e André Vianna (foto). Já a agremiação Os Atrasados concentra no bairro Morubá e desfila no Braga em direção a orla e retorna ao ponto de partida. Ao longo dos oito dias de folia, 24 blocos com tema da sustentabilidade arrastaram multidões pelas ruas da cidade, que recebeu cerca de 300 mil turistas neste feriado.

O Carnaval é uma realização da Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf) com apoio da Prefeitura, que cede estrutura e logística de trânsito e segurança por meio de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal.

Em 2020, a folia retornou à Praia do Forte após três anos sem blocos de rua no principal cartão-postal da cidade. De acordo com os organizadores, este era um desejo antigo de moradores e turistas, que puderam se divertir ao longo da orla, em outros pontos estratégicos da cidade e em Tamoios.

Estrutura da folia: segurança, limpeza urbana, saúde

A Prefeitura montou um esquema especial em diversas áreas para os dias de folia. Na fiscalização, 122 agentes da Guarda Civil, com apoios de motos e viaturas, atuaram nos pontos de maior circulação de pessoas. A ação foi realizada em parceria com a PM e com a Coordenadoria de Posturas e resultou em seis veículos apreendidos, 652 infrações de trânsito, dois carros recuperados, quatro flanelinhas encaminhados para a 126º Delegacia de Polícia e em duas ocorrências de trânsito.

A Guarda Marítima e Ambiental (GMA) contou com vinte e seis agentes para monitorar as praias de maior movimento na cidade como Forte, Peró, Conchas, Foguete, Pontal do Peró e Ilha do Japonês, esta última com 45 salvamentos. A equipe também resgatou 10 animais marinhos e oito animais silvestres; além de 30 ocorrências de atendimento a crianças perdidas nas praias.

Em relação ao ordenamento nas areias cabo-frienses foram cinco operações simultâneas da GMA na Praia do Forte (prática de esporte em horário indevido e animais na orla) e na Praia do Peró (requisitos de manutenção do projeto Bandeira Azul). Além disso, 20 veículos foram notificados por estarem em áreas de preservação ambiental e foi realizada uma operação de isolamento do Terminal de Transatlântico para recepção de tripulantes e passageiros do navio Costa Fascinosa, que desembarcou na cidade com cerca de 1.800 visitantes no domingo de Carnaval.

A equipe de limpeza da Comsercaf recolheu mais de duas mil toneladas de resíduos, volume cerca de 30% menor do que o material recolhido no mesmo período do ano passado com aproximadamente três mil toneladas retiradas da ruas. Além disso, as ruas foram lavadas diariamente com água de reuso cedida pela Prolagos.

As seis principais unidades de saúde do município totalizaram 5.472 atendimentos durante a folia. Os pontos de maior movimentação foram no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (1.960), no Jardim Esperança; na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle (1.901) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios (1.369).

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA
Sábado (29)
15h às 21h – Bloco Quero Mais
Concentração: Estação Praia do Forte