Saúde de Cabo Frio amplia a capacidade de atendimento nas Unidades de Pacientes Graves (UPG)

Hospital São José Operário teve leitos ampliados de forma preventiva para atender possíveis demandas durante o período de alta temporada

A Prefeitura Cabo Frio iniciou o ano com ações preventivas para garantir e atender possíveis demandas da alta temporada por cuidados de saúde. O Hospital São José Operário, em São Cristóvão, em uma ação estratégica, aumentou a capacidade para oito leitos de Unidade de Pacientes Graves (UPG), fortalecendo assim a rede hospitalar preparada para situações de urgência e gravidade, com previsão de implantação de mais um leito ainda neste semestre.

Além dessa ampliação, Cabo Frio já conta com unidades similares como no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, totalizando 10 leitos. As UPGs são alas estruturadas com redes de oxigênio, ar comprimido e a vácuo, fornecendo suporte fundamental para os pacientes. Uma equipe multidisciplinar composta por médicos intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais, está pronta para garantir o atendimento necessário.

Os pacientes têm à disposição equipamentos de monitorização cardiovascular, respiradores e microprocessadores dedicados à respiração artificial. Além disso, há bombas de infusão eletrônica para administração precisa de medicamentos.

“A ampliação da UPG é parte integrante de nosso compromisso em oferecer assistência de qualidade, especialmente em períodos de maior movimento na cidade. Estamos preparados para enfrentar os desafios sazonais e garantir o melhor atendimento aos cidadãos”, afirmou o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Fábio Galote.

Além das UPGs, Cabo Frio dispõe de unidades emergenciais, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), equipadas com salas vermelhas para internação de pacientes graves. Essas unidades são essenciais para atendimentos iniciais de urgência, podendo encaminhar os casos para hospitais quando necessário, garantindo a continuidade dos cuidados indispensáveis.