Saúde de Cabo Frio elabora Planejamento de Contingência para Vacinação contra a Covid-19

Equipes definem estratégias para atendimento à população

Equipes de diversos setores da Secretaria de Saúde de Cabo Frio estão trabalhando na elaboração do Planejamento de Contingência para Vacinação contra a Covid-19. Desde a última semana, visitas estão sendo feitas a espaços no município para avaliar quais podem servir como polos de imunização e quais adequações serão necessárias para a campanha.

Os locais já visitados foram a Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara e o Ciep Hermes Barcelos, no Jardim Esperança; o Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, em Unamar, e o Ginásio Poliesportivo Municipal João Augusto Teixeira, em Santo Antônio, ambos em Tamoios. O resultado sobre os espaços que abrigarão a campanha serão informados posteriormente.

“A prioridade do governo é conter a disseminação da Covid-19 no município. Para isso, todas as equipes da Saúde necessárias ao planejamento e à execução das medidas trabalham no levantamento das ações para implantação do Planejamento de Contingência”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Além de verificar possíveis locais de vacinação e para insumos, as equipes também elaboram as estratégias que vão nortear a campanha, como formação das equipes, definição das fases e de grupos prioritários, entre outras medidas, além da estrutura e da segurança. As ações municipais seguirão o calendário e as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado.

Vacinas e demais insumos

A Secretaria de Saúde vai seguir as determinações tanto do Ministério da Saúde no que se refere às vacinas quanto do Estado no que se refere às seringas e agulhas. Desta forma, o governo vai utilizar as remessas que serão enviadas pelas esferas federal e estadual, respectivamente. Até o momento, não há estimativa das doses que serão recebidas.

Em relação a data para início da vacinação, a Coordenação de Imunização afirmou que o calendário municipal seguirá o cronograma do governo federal, que prevê começar a campanha entre o dia 20 de janeiro e a segunda quinzena de fevereiro. Na primeira fase a estimativa do município é imunizar 7.161 pessoas, sendo 4.534 profissionais de saúde e 2.627 idosos a partir de 75 anos.

Em conjunto com os órgãos municipais competentes, e sob as orientações dos governos estadual e federal, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio está elaborando os parâmetros das próximas fases.

office 365 kaufen