A capacitação teve como público-alvo os profissionais de saúde e os usuários do equipamento
Nesta quinta-feira (16), a Saúde Mental de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma oficina de sensibilização sobre sexualidade no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), localizado no bairro Braga. O curso, ministrado pelo enfermeiro e especialista em saúde mental, gênero e sexualidade, Claudio Gruber, teve como objetivo capacitar profissionais de saúde e usuários, abordando temas relevantes no contexto da saúde mental.
Claudio Gruber, doutor em saúde pública e com 27 anos de experiência na área de saúde mental, é reconhecido pelo trabalho em questões de gênero, sexualidade, prevenção de IST/AIDS, atendimento a populações vulneráveis, combate a estigmas, violência, além de sua atuação como ativista na luta antimanicomial.
A coordenadora do CAPS AD e psicóloga, Jussara Maria, também participou ativamente da oficina. Além de sua função no CAPS, Jussara é facilitadora do grupo “Ouvidores de Vozes de Cabo Frio” e especialista em saúde mental com ênfase em álcool e drogas. Sua expertise contribuiu para enriquecer o debate e ampliar a compreensão sobre a interseção entre saúde mental e sexualidade.
A oficina foi dividida em dois momentos: pela manhã, o público-alvo foram os profissionais de saúde, proporcionando a eles um espaço de aprendizado e troca de experiências. À tarde, o foco foi nos usuários, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor para discutir questões relacionadas à sexualidade e saúde mental.