Trilha da Fazenda Campos Novos passa por avaliação técnica

Ação conjunta do Turismo e Meio Ambiente visa mapear e sinalizar o percurso

A Prefeitura de Cabo Frio está realizando visitas técnicas nas trilhas de Tamoios. O objetivo é fazer o mapeamento para, posteriormente, sinalizar todos os percursos. Nesta terça-feira (2), por exemplo, técnicos das Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer, e de Meio Ambiente e Saneamento, percorreram a trilha da Fazenda Campos Novos, chamada Trilha RioUna, que começa na área da Escola Agrícola Nilo Batista e vai até a fazenda.

A ação faz parte do projeto “Trilhas Sustentáveis”, cujo intuito é aproximar o visitante do meio ambiente, despertando o interesse pela natureza e pela observação científica e de conservação da biodiversidade. Para isso, os técnicos fazem a medição e a classificação do trajeto, levantam quais as espécies de fauna e flora predominantes na área para, mais tarde, roteirizar todo o percurso e fazer a sinalização.

A trilha RioUna tem 1.300 metros e o trajeto é plano, margeando o rio até a Fazenda Campos Novos. Segundo o secretário adjunto de Turismo de Tamoios, André Carvalho, o local, além de belo, carrega muita história.

“A Fazenda Campos Novos tem mais de 300 anos e conta a história não só de Cabo Frio como do país. A trilha é muito bonita e cheia de riquezas históricas. Um verdadeiro patrimônio que está passando por roteirização. Depois dessa fase, ela vai receber sinalização turística e até um QR Code em que o visitante pode, com o celular, acessar informações sobre todo o percurso”, afirmou o secretário adjunto.

Outra trilha que também já passou por esse processo é a do Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado, também em Tamoios. Ainda segundo André Carvalho, todo o processo de mapeamento conta com a participação de moradores da localidade e guias turísticos que conhecem bem a área e ajudam na identificação do trajeto. “Esse processo levará pouco mais de dois meses, até que a trilha seja sinalizada e liberada para receber visitantes”, conta André Carvalho.

Cabo Frio conta hoje com duas trilhas já sinalizadas e roteirizadas: a do Farol da Lajinha, cuja entrada é pela Ilha do Japonês, e a do Morro do Vigia, pela Praia do Peró.