A Secretaria de Turismo, por meio da Superintendência de Turismo Histórico e Social, vai oferecer atendimento histórico em mais um patrimônio cultural de Cabo Frio. A partir da próxima quarta-feira (23), moradores e turistas terão oportunidade de conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora de Assunção, no Centro, acompanhados por historiadores. A igreja, cuja criação remonta ao próprio período de fundação da cidade, possui grande riqueza histórica e arquitetônica. Os atendimentos serão oferecidos todas as quartas das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Segundo o superintendente Paulo Cotias, todo o processo da colonização do Brasil, da qual Cabo Frio está inserida, foi realizado em conjunto com a expansão da fé católica. “Considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil, Cabo Frio conta com igrejas e peças sacras que remontam ao início do período colonial brasileiro e essa riqueza é um atrativo turístico, histórico e devocional que se configuram em um grande diferencial”, afirmou o superintendente.
Outra ação da superintendência que já está em andamento é a construção de um roteiro turístico integrando todas as igrejas e locais onde se encontram acervos históricos voltados a religiosidade colonial. O objetivo é favorecer a constituição de pacotes para os guias e agências, contando também com a presença ponto a ponto da equipe de historiadores da superintendência. “Demais denominações religiosas de todas as matrizes que desejarem construir projetos turísticos integrados terão as portas abertas para a construção de ações e projetos”, enfatizou Paulo Cotias.
Além da Igreja Nossa Senhora de Assunção, o serviço de Atendimento Histórico segue nos principais pontos turísticos da área central da cidade. O serviço é realizado no Forte São Mateus às terças e quintas, das 9 às 13h, no Morro da Guia às terças, das 16 às 18h, e Fonte do Itajuru e Charitas às quintas, das 9 às 13h. Aos sábados, o Passeio Histórico Náutico tem saída às 16h do Terminal de Barcos de Passeio, no Boulevard Canal. O passeio é realizado em parceria com a Associação de Passeios de Barcos de Cabo Frio. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada e sujeitas a lotação das embarcações. Todos os passeios têm acompanhamento dos historiadores, contando as narrativas históricas que envolvem o trajeto. A atividade é a única que tem custo (R$ 25 por pessoa) para ajudar na manutenção das embarcações, cedidas pela Associação de Passeios de Barco.