Biblioteca Municipal de Cabo Frio recebe novos livros para o acervo

A Biblioteca Municipal Walter Nogueira (Solar dos Massa), no Centro de Cabo Frio, está ampliando seu acervo para melhor atender aos frequentadores. A casa recebeu, esta semana, doação de seis livros importantes para acrescentar conteúdo ao estoque de literaturas sobre o município.


SAIBA MAIS

Solar dos Massa segue com a exposição “Ser Mãe” até o
final deste mês

Biblioteca Municipal abre inscrições para 1º Concurso
Regional de Poesia nesta sexta (25)

Teatro Municipal de Cabo Frio recebe show ‘Imensidão”
neste sábado (26) e domingo (27)


Para o diretor do espaço, José Correia, as aquisições vêm ao encontro da proposta de qualificação do acervo. “A gente recebe uma média de 250 pessoas por mês, e com isso podemos testificar o interesse do nosso público, mesmo com a nova cultura da internet. Aqui todos podem encontrar conhecimento e também um tempo de lazer”, completou o diretor.


O livro “O pajé que brincava de médico”, do autor Leonardo Machado, descreve sobre verdades e mostra as mentiras do dia a dia. Já o “Dados históricos de Cabo Frio”, de Abel Beranger, foi relançado e tem dados que servem tanto para conhecer o povo quanto a cidade. O livro “Teixeira e Sousa entre seus contemporâneos”, do escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, é resultado da capacidade da professora Hebe Cristina em publicar a primeira edição desse trabalho na 22ª Semana Teixeira e Sousa de 2012, mas também da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. “Trovas e travos” reúne 96 poemas do autor Agenor Santos. O livro “Anuário de Cabo Frio 2011 e 2012”, da Secretaria Municipal de Cultura, contém 62 textos nas diversas áreas do conhecimentos que levam a refletir e a conhecer melhor o município. O “Canto Azul de Amor, de Mar e de Sol à Cultura, ao Turismo e à Ecologia da Região dos Lagos e Litoral do Norte Fluminense, em Noite de Luar”, de Cardoso da Fonseca, é verdadeiramente o programa de seu poema. O livro é motivado por um refrão que sempre aparece no poema dedicado a cada município.


As obras ficam disponíveis para consultas. Já para pesquisas e empréstimos, os interessados devem visitar a subsede, que fica na Avenida América Central, 200, loja 01, em São Cristóvão.

O Solar foi reinaugurado em agosto do ano passado, depois de um período de reforma. A sala de leitura abriga um acervo de 600 livros raros e 52 obras do fotógrafo Wolney Teixeira. O prédio ampliou a funcionalidade e se tornou um espaço cultural vasto em atividade. Ainda em 2017, foram criados dentro do Solar a “Casa do Escritor”, para lançamento de livros, e o “Espaço Wolney”, para exposições de artes plásticas e de fotografias. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A instituição está fazendo uma campanha para montar um acervo de escritores locais está aceitando doações. Para colaborar basta procurar a recepção da unidade.  


Com uma dinâmica maior, a subsede começou a funcionar um pouco antes, em abril de 2017, mas foi inaugurada oficialmente em maio do mesmo ano. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O espaço conta com sala de leitura, pesquisa infantil e adulta em dois pavimentos e um anexo. O ambiente é refrigerado, possui banheiro, internet e acessibilidade para deficientes físicos.

Obras de ficção, romances, técnicas, didáticas, infanto-juvenil e enciclopédias compõe o acervo de aproximadamente 25 mil títulos. A biblioteca também tem obras de escritores locais, jornais antigos, livros em braille e áudios-book. A instituição aceita doação de livros, com exceção dos didáticos, mas tudo passa pelo crivo da equipe.

Para fazer empréstimos de livros é preciso se associar e fazer carteirinha. Os documentos necessários são com cópia de identidade, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e um contato de referência. Tudo de forma gratuita. Os empréstimos são de 15 dias renováveis e até dois exemplares por vez.


A subsede também realiza uma série de atividades como cursos de inglês, teatro, saxofone, redação para concursos públicos e prática de meditação. Além disso, constantes são realizados ciclos de mini palestras voltados para saúde, educação, segurança, concursos, além de eventos para celebrar as datas comemorativas.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.