Ilha do Japonês passa por estudo de capacidade de carga

Um dos principais cartões postais de Cabo Frio, a Ilha do Japonês vai ganhar novas ações de ordenamento com foco na preservação ambiental do local. Desde que a Prefeitura implantou as primeiras medidas, em abril de 2017, muita coisa mudou no local. O ordenamento do paraíso, com novas regras de utilização, mudou e melhorou as condições da Ilha. Agora, nesta nova etapa do processo, será feito um estudo de suporte de carga que vai estabelecer a capacidade máxima de pessoas no espaço.

SAIBA
MAIS:

Horto Municipal vira ponto de coleta de óleo usado e lixo eletrônico

Praia do Peró está na reta final para certificação do Programa Bandeira Azul

“O objetivo principal é cuidar do patrimônio natural. Esse estudo é fundamental e a previsão é que fique pronto em outubro”, informou o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, lembrando que dentre as regras que vigoram há um ano, estão a proibição do desembarque de pessoas com churrasqueira, isopor ou cooler a partir de 40 litros, produtos inflamáveis, animais e barracas de acampamento, além de ambulantes e aparelhos de som.

As medidas fazem parte de uma ação conjunta da Secretaria de Turismo, Coordenadoria-Geral de Meio Ambiente, Coordenadoria de Postura, Guardas Civil e Marítima, Instituto Estadual do Ambiente-Inea e Capitania dos Portos. A Comsercaf também entrou na parceria promovendo diversos mutirões de limpeza e coletas seletivas solidária. A coleta de lixo, inclusive, ganhou apoio de um barco que auxilia no recolhimento de resíduos na Ilha e no Canal. Somente no feriado de Tiradentes e São Jorge, por exemplo, foram retiradas cerca de 100 sacolas de 200 litros de lixo e microlixo. Já no feriado do Trabalhador foram 15 toneladas.

“Além de placas que informam as regras de uso da Ilha, folders orientam os turistas e moradores e enaltecem as belezas locais”, ressalta o coordenador de Meio Ambiente.

Para o prefeito Marquinho Mendes o ordenamento da Ilha é fundamental para a preservação de um dos patrimônios da cidade. “Desde que assumimos a Prefeitura determinamos que o Parque Municipal da Boca da Barra, no qual a Ilha está inserida, fosse tratado com a importância que merece. Não medimos esforços para apoiar as ações de ordenamento porque sabemos o quanto esse paraíso é importante para a cidade”, explicou o prefeito.

Para chegar à Ilha com facilidade táxis marítimos saem do píer do Terminal dos Transatlânticos, localizado no final da Avenida Assunção. As embarcações têm um ponto fixo de desembarque e embarque na Ilha, numa raia demarcada por boias. O horário de funcionamento do serviço vai de 7h às 18 horas.