Superintendência de Proteção aos Animais instala microchips em cães e gatos adotados

A partir de agora cães e gatos adotados através da Superintendência de Proteção aos Animais de Cabo Frio receberão um microchip contendo informações do novo tutor. O objetivo é prevenir o abandono dos animais após a adoção. Caso o animal vá para rua por irresponsabilidade do novo proprietário, ou seja abandonado, será possível identificar o responsável, que responderá criminalmente com base na Lei Federal nº 9605/98, de 12 de fevereiro de 1998, que determina pena de até um ano de prisão, mais multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

SAIBA MAIS

O microchip é a forma mais moderna de identificar o animal. É um micro-circuito eletrônico implantado sob a pele, que contém um código exclusivo e inalterável com informações específicas. É do tamanho de um grão de arroz. Ao todo, a Superintendência recebeu, esta semana, 300 microchips. Os procedimentos serão realizados pelo médico veterinário da pasta, Lauro Giestas.

A superintendente, Carol Midori, explica que os microchips não são rastreadores, apenas vão conter informações pessoais dos novos donos dos animais. “Se algum animal adotado se perder de seus tutores ou for abandonado será possível identificar nome, RG, CPF, telefone, endereço, e inclusive se está castrado ou não pela Superintendência. A princípio será instalado apenas em animais que participarem das feiras de adoção ou que forem adotados diretamente no Canil Municipal”, explicou.

Carol conta ainda que essa foi a forma encontrada para evitar a adoção irresponsável. “Muitas pessoas adotam os animais e depois os abandonam pelas ruas, sem se preocupar com as consequências. Assim, a gente identifica os donos e pune os irresponsáveis”. Ela lembra ainda que denúncias de maus-tratos podem ser feitas diretamente para a Superintendência de Proteção aos Animais através do telefone (22) 99237-6507 (whatsApp), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Superintendência fica nas dependências do Canil Municipal, localizado na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 124, em Tamoios.