Secretaria Municipal de Educação participou de reunião da Secretaria de Estado de Educação no Rio de Janeiro

Reunião apresentou temas importantes e propôs que municípios e estados trabalhem de forma mais integrada

A Secretaria Municipal de Educação, representada pelo servidor Daniel Gomes, participou de uma reunião promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) na semana passada no Rio de Janeiro. Estavam presentes o secretário estadual de educação Pedro Fernandes, subsecretários de estado e representantes da União Nacional do Dirigentes Municipais (UNDIME).

Entre os assuntos abordados, destaque para a integração entre estado e municípios, focando ações na rede, de forma que não haja hierarquia, mas um esforço para manter as propostas horizontalizadas. Como sugestão, o alinhamento de calendários e políticas públicas no intuito de diminuir o desgaste para os servidores tanto do estado, quanto do município.

Houve entendimento para que haja sempre proximidade entre as regionais e que assuntos como permuta, por exemplo, sejam acompanhados mais de perto. O ponto principal de atuação entre as regionais e SEME é de manter diálogo permanente. Outra proposta é a possibilidade de implementação de ensino médio vocacional em algumas escolas.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi informado que serão gastos dois terços dos recursos para a elaboração de novos currículos que atendam os municípios. O documento regional, com mais de 3 mil interações, produzidos pelos professores da rede, fica como documento referência, e está na fase de confirmação. Uma nova reunião acontecerá no segundo semestre para avaliação das propostas e elaboração de novas metas.

O secretário de educação, Pedro Fernandes, destacou ser necessária a distinção entre o cargo técnico e político, citando que “Ninguém faz concurso para secretário, assumimos cargos políticos”. E que está empenhado em reformular a equipe técnico pedagógica para todas as escolas da rede.