Praias, mergulhos e curiosidades: conheça o roteiro dos passeios de barcos em Cabo Frio

Com o feriado prolongado da Independência do Brasil nesta sexta-feira (7), não faltam opções de lazer tanto para moradores quanto para turistas que visitam Cabo Frio, uma cidade que além de belezas naturais, também possui como atrativos curiosidades que fazem parte da riqueza histórica e cultural do município. Parte desses encantos pode ser conferida nos passeios de barcos, que proporcionam experiências inesquecíveis.

A programação começa no Terminal de Embarcações Turísticas, no Boulevard Canal. O local é administrado pela Secretaria de Turismo junto com a Associação de Empresas de Turismo Náutico (AETURNAUT), com fiscalização e acompanhamento da Guarda Marítima Municipal. Todas as embarcações são devidamente legalizadas e autorizadas pela Capitania dos Portos e órgãos competentes, a fim de garantir segurança aos passageiros.

Após o embarque, o passeio passa pela praia de São Bento, cuja orla é artificial, criada por aterramento. O lugar tem formação lacustre e é banhado pelo Canal do Itajuru, com 400 metros de extensão. A área em torno da praia é residencial. De lá se avista o bairro da Gamboa.

O passeio segue margeando o bairro Passagem, primeiro local de habitação do município. Uma breve história do lugar, que é um dos mais peculiares da cidade, é contada aos passageiros, revelando as curiosidades do bairro. Do outro lado do canal, a Ilha do Japonês encanta pelas águas mansas e cristalinas. Os morros com trilhas que oferecem vistas incríveis ao redor da ilha, completam a paisagem.

Na sequência, o passeio passa pela Praia do Forte, que é a mais badalada do município. O barco passa próximo ao Forte São Mateus, construído no século XVII para a proteção da população local na época. Em seguida o roteiro segue para a Ilha dos Papagaios, com parada para mergulho numa enseada protegida. O local é muito frequentado por praticantes de canoa havaiana e tem grande potencial para mergulho de cilindro. A Ilha é rica em biodiversidade marinha, o que garante contato com tartarugas, arraias, corais e centenas de espécies de peixes. O acesso é feito somente por via marítima.

Próximo à ilha está a Praia Brava, cercada por escarpas com mais de 20m de altura e com 400m de extensão. A praia tem águas claras e muito agitadas, sendo muito procurada por surfistas e também tem uma área destinada ao nudismo.

Alguns passeios oferecem como próximo destino a Praia do Peró, também com parada para mergulho. Com sete quilômetros de extensão, faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Pau Brasil, com águas claras e ondas constantes. Ao lado, a Praia das Conchas tem encostas rochosas e piscinas naturais formadas entre as rochas.

Interessados em fazer o passeio devem procurar o Terminal de Barcos, diariamente, das 9h às 17h. As reservas também podem ser feitas pelo telefone (22) 99605-8786, através do WhatsApp. O valor do passeio pode variar de acordo com o trajeto de preferência do passageiro. Crianças até cinco anos não pagam. Idosos e crianças de seis a 10 anos pagam meia entrada. O roteiro do passeio também pode ser alterado conforme as condições climáticas.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.