33ª Semana Teixeira e Sousa começa nesta quinta-feira (21), em Cabo Frio, com cerimônia de entrega da comenda

A solenidade de abertura será realizada na Praça Porto Rocha, às 18h, e a entrega da comenda será às 20h, no Museu e Casa de Cultura José de Dome (Charitas)

Cabo Frio se prepara para dar início à 33ª Semana Teixeira e Sousa, a abertura oficial do evento será realizada na Praça Porto Rocha, no Centro, com extensão das atividades como a entrega da Comenda Teixeira e Sousa no Museu e Casa de Cultura José de Dome (Charitas), às 20h. As comemorações começam às 17h, com a abertura da Feira Literária com autores e editoras da região, seguido pela solenidade de abertura oficial do evento e muito rap com Novice.

A entrega da comenda é uma tradição que celebra a cultura, na titulação de duas pessoas que a Comissão Teixeira e Sousa decidiu homenagear e conceder o título da 33ª Semana Teixeira e Sousa por participar ativamente de ações culturais que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, a preservação da memória e a promoção da arte e da cultura no município.

A Comenda Teixeira e Sousa foi instituída pela Lei Nº 418, de 22 de outubro de 1985 e sofreu uma alteração através de errata pela Lei Nº 3.044, de 05 de junho de 2019, que prevê a indicação de duas personalidades. Uma pelo Poder Executivo e outra pelo Poder Legislativo. As pessoas escolhidas para receber a titulação de 2024 foi João Rezende dos Reis e Moacir Cabral da Silva. A lei ainda prevê que as pessoas indicadas só recebem a respectiva comenda caso tiverem efetivo relacionado ao patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade.

Além do evento que vai definir a outorga de pessoas importantes para a cultura de Cabo Frio e que contribuíram para a disseminação cultural, na abertura oficial, as comemorações e homenagens a Teixeira e Sousa serão realizados no busto do artista localizado na Praça Porto Rocha com um reposicionamento estratégico para o monumento. Enquanto isso, o rapper Novice realizará rimas literárias com o tema da 33ª Semana Teixeira e Sousa, “Ialodês e Jacinta na vida e na literatura de Teixeira e Sousa”.

O secretário municipal de Cultura, Márcio Sampaio, destaca que a programação desta semana está repleta de atividades e participações especiais.

“A Semana Teixeira e Sousa é um momento especial em que a população e agentes culturais se reúnem para celebrar a rica herança cultural do escritor e romancista Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa. Teremos muitas atividades na programação, que está imperdível. Convido a todos para participarem”, destaca o secretário de Cultura de Cabo Frio.

O evento é realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comissão Teixeira e Sousa, com apoio de instituições e movimentos negros, literários e culturais, tem o foco no poder e luta da mulher na visão do poeta.