Cabo Frio conquista oito podiuns no terceiro dia do Sul-Americano de Va’a

Nesta quarta-feira (21) acontecem as últimas provas de canoa havaiana do XVIII Sul-Americano de Va’a. O evento teve início no último sábado (17), e conta com a participação de mais de 500 atletas de nove países, entre eles o Brasil, com a maior de todas as delegações: são mais de 200 atletas. As provas estão programadas para acontecer entre 8h e 13h45 no canto da Praia do Forte, em Cabo Frio, com um torneio amizade às 15h e uma festa de confraternização às 19 horas.

O terceiro dia de provas foi de vitória para os atletas da cidade sede. A competição aconteceu nesta terça-feira (20) sob uma chuva insistente que não conseguiu tirar o brilho de um dos campeonatos de canoa havaiana mais importantes do mundo. Do total de 16 provas, os cabo-frienses subiram ao podium oito vezes, três delas na primeira colocação. Entre os campeões estavam os juniores da equipe He’e Nalu (Juan Combothanassis Ali e Júlia Ferreira Guimarães) e também as atletas da Mana Brasil, agora tricampeãs sul-americana master (Alice Nassif, Simone Rena da Fonseca, Marianna de Souza Santa Rosa, Dayone Antunes Rossi, Alisa Allemand de Lalor e Viviane Poltronieri). Também ganharam medalhas os cabo-frienses Victor Campanati (duas), Guilherme Garcia, Willian Muller e Lucas Barros Costa.

Nos dois primeiros dias o vento forte e a pouca visibilidade no mar acabaram adiando algumas provas. Para o terceiro dia o clima era de tensão, já que a Marinha havia emitido um alerta de ressaca com ondas podendo chegar na altura de 2,5 metros. Para a alegria dos atletas, a ressaca não chegou ao litoral de Cabo Frio, e a competição seguiu o roteiro com todas as provas previstas, incluindo as três que haviam sido canceladas no dia anterior: V1 Júnior 19 Masculino, V1 Júnior 19 Feminino e V1R Master 40 Masculino.

E não foi só Cabo Frio quem se destacou: mais uma vez a delegação brasileira fez bonito e subiu ao podium 26 vezes, 11 delas na primeira colocação. A delegação de Rapanui (Ilha de Páscoa, no Chile), considerada favorita no Sul-Americano, também mostrou a que veio: foram oito medalhas no terceiro dia de provas, sendo três de ouro. Após conclusão do terceiro dia de competições, o Brasil segue líder absoluto com 27 medalhas de ouro, 17 de prata e 19 de bronze.

Organizado pela Ecooutdoor Sports Business, o XVIII Sul-Americano de Va’a é realizado pela Confederação Brasileira de Va’a e Associação Magna de Desportes, e a 18ª edição conta com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, Secretaria de Turismo e Cabo Frio Convention Bureau, e o patrocínio do Restaurante Cabo Grill, Vilarejo, Nalin, Super Mineirão Supermercados, Boutique de Carne, Marcenaria Itajuru, Mafra Tintas e Bramil Supermercados.

Confira o quadro de medalhas, o resultado do terceiro dia de provas e a programação para o último dia de competição:

PAÍS OURO PRATA BRONZE
Brasil 27 17 19
Rapanui 3 6 2
Perú 2 4 4
Chile 2 2 2
Guiana Francesa 0 1 0
Panamá 0 1 0

                                            

RESULTADOS – 20 DE NOVEMBRO

V1 OPEN MASCULINO (12KM)

1º) Rapanui – Jose Hidalgo Ika – 58’36”

2º) Rapanui – Miguel Léon Pakarati – 58’37”

3º) Brasil – Cauê Serra – 1h01’09”

V1R MASTER 40 MASCULINO (12KM)

1º) Brasil – Rogério Mendes – 1h01’46”

2º) Brasil – Claudio Duarte Brito – 1h02’38”

3º) Brasil – Victor Campanati (Cabo Frio/RJ) – 1h03’21”

V6 MASTER 60/70 MASCULINO (6KM)

1º) Brasil – 33’05”

Jorge Rude Jr

Alcir da Silva Brazil

Marcelo Caillaux

Eduardo Cantarino Pereira da Silva

Sergio Kunio Yamagata

Marcio Gomes Chatarino

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.