A Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio informa que está com problemas para realizar o atendimento de alguns programas sociais. Isso porque o Sistema de Cadastro Único, da Caixa Econômica Federal, vem apresentando instabilidade em diversos municípios fluminenses, principalmente no período da tarde.
Os atendimentos são feitos nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e na sede da Assistência Social, no Braga. Não há previsão de normalização do serviço.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério das Cidades é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único.