Ser referência no atendimento. Esse é o objetivo do novo corpo diretor que assumiu a gestão do Hospital da Mulher e já está, nesses 120 dias de gestão, colocando em prática o plano de ação. O novo modelo busca oferecer a individualização na assistência médica e a humanização em todo o processo do atendimento, além da capacitação constante da equipe.
Nesse período, foram contratados mais 10 médicos e doulas para o apoio ao pré-parto, além de instituir o plantão 24 horas na recepção. De abril até julho foram realizados mais de 3 mil e 500 atendimentos.
A diretora técnica da unidade, a ginecologista e obstetra Cristina do Vale Faria, explicou que, além do reforço na equipe, foi implantado comissões para auxiliar nos processos.
“A unidade conta agora com cinco comissões que irá contribuir para a execução dos processos internos. As comissões são de controle hospitalar, ética, revisão de prontuário, segurança e óbito”, diz Cristina.
A atuação em parceria com a Estratégia de Saúde de Família (ESF) irá garantir o melhor atendimento, de acordo com a diretora geral do hospital, a ginecologista e obstetra Tânia Lydia Matosinhos Lowen Pires.
“Os ESFs são unidades existentes em diversos bairros da cidade que realizam o pré-natal das mulheres. Com a aproximação, o hospital consegue mapear se a mulher está realizando todo o acompanhamento necessário. O resultado é menos complicações durante a gestação e no parto”, explica Tânia.
Além dessa medida, o hospital está restabelecendo o projeto do Governo Federal, a “Rede Cegonha”. Essa medida também irá colaborar para reduzir a mortalidade materna e infantil, além de diversas outras medidas para proporcionar saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida.
Para o corpo técnico, foram realizados cursos de capacitação de enfermagem obstétrica e teste rápido de sífilis. Esse teste deve ser feito no início da gestação e evita parto pré-maturo e complicações com o bebê. Nesse contexto, foi instituído o protocolo de infecção neonatal e puerperal, possibilitando o alinhamento do atendimento nesses casos desde a entrada do paciente.
“Estamos buscando mais qualificação para trazer o atendimento humanizado. Os pilares na nossa administração são a humanização, qualidade e constante capacitação dos funcionários para tornar o hospital referência no atendimento”, conclui a Diretora Administrativa, Simone Sant’Anna.