A partir de dezembro o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que agora passa a se chamar Cabo Frio Airport, receberá novos voos vindos tanto do Brasil quanto da Argentina. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (9) em reunião que contou com a presença do prefeito dr Adriano Moreno; do secretário de Turismo, Radamés Muniz; do secretário de Fazenda, Antônio Carlos Nascimento Vieira; do diretor administrativo do Aeroporto, Murilo Junqueira; do representante do Conselho de Administração, Eduardo Valle e do consultor de negócios, Ricardo Azevedo.
A mudança do nome do aeroporto, “mais curto e em inglês, permite explorar ainda mais a relação com clientes de outros países e reforçar a importância do aeroporto atuar como polo de desenvolvimento de comércio exterior e de turismo”, explicou Murilo. Além disso, ele anunciou que a partir de dezembro serão 18 voos semanais (14 de Belo Horizonte, dois da Argentina e dois de Viracopos), com mais de 2 mil passageiros, todos em parceria com a Azul Linhas Aéreas. Atualmente Cabo Frio recebe apenas três voos semanais vindos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), com 210 assentos no total. Também existe a previsão do aumento de voos de transporte de cargas, gerando maior arrecadação para o município.
Outra novidade anunciada no encontro é a criação de uma estratégia de comunicação voltada para divulgar Cabo Frio em vários locais, em parceria com a Azul. “A proposta é criar estratégia digital com divulgação no site e nas redes sociais da empresa, com email para um mailing especial, campanhas AdWords, e também com folheterias da cidade distribuídas tanto nas lojas da Azul quanto em agências e ônibus que fazem o transporte de passageiros para diversos aeroportos entre outras estratégias”, explicou o diretor Murilo, lembrando que a ideia é fazer com que as ações de alta temporada gerem também demandas permanentes na baixa estação.
Para o prefeito, dr Adriano Moreno, essa parceria com o aeroporto é fundamental tanto para fomentar o turismo de alta qualidade na cidade, quanto para gerar mais arrecadação para o município, e emprego e renda para a população. “Vejo com bons olhos essa ação conjunta que está sendo desenvolvida com o objetivo de explorar melhorar nossa vocação para o turismo. E o mais importante é que tudo isso vai gerar desenvolvimento não só para Cabo Frio como para todas as cidades da Região dos Lagos”, destacou o prefeito.
O secretário de Turismo, Radamés Muniz, lembrou que além da ampliação dos voos, Cabo Frio também será beneficiada com criação de um calendário anual de eventos, que será feito a partir de um edital. “A ideia é reunir eventos de grande, médio e pequeno porte, que passarão pela análise de uma banca, para avaliar todas as contrapartidas que esses eventos trarão para a cidade através do aporte de verbas. Será um calendário fixo para ser mantido independente da mudança de governo, exatamente como acontece com a Flip (Feira Literária Internacional de Paraty). E com esses novos voos para Cabo Frio, a expectativa é de que esse calendário atraia ainda mais turistas o ano todo”, explicou.
O consultor de negócios Ricardo Azevedo se mostrou satisfeito com essa aproximação entre a direção do aeroporto e o Poder Público. “Isso me faz pensar, novamente, na criação de um polo industrial previsto para uma área de 3,5 milhões m² em volta do aeroporto, incrementando ainda mais o setor de voos de carga e a geração de emprego e renda para Cabo Frio”, comentou.
Já o secretário de Fazenda, Antonio Carlos Vieira, falou com entusiasmo sobre a possibilidade do aumento na arrecadação. “Existe esse olhar turístico por parte do prefeito e do Radamés, mas também tem a questão do benefício fiscal com o aumento na arrecadação de impostos como o ISS, por exemplo, por conta do transporte de cargas e também da criação de um distrito industrial na área do aeroporto. Acho que todos esses fatores juntos vão fazer com que Cabo Frio dê um importante salto no desenvolvimento”. Com relação ao distrito industrial, o prefeito encerrou o encontro informando que já está estudando medidas para trazer as grandes empresas de volta para a cidade.