Nos primeiros 30 dias de mandato, 13 pessoas em situação de rua foram reinseridas no mercado de trabalho
As políticas públicas de inclusão social ganharam uma atenção especial logo nos primeiros 30 dias de governo. Através da Secretaria de Assistência Social, foram realizados 291 atendimentos a pessoas em situação de rua, com acolhimentos institucionais provisórios tanto na Casa de Passagem quanto no Centro de Acolhimento.
Dentre os acolhidos provisórios, 25 retornam para suas casas, quatro conseguiram alugar imóvel para moradia, 13 foram reinseridos mercado de trabalho formal e informal, 38 continuam acolhidos, quatro foram encaminhados para centro terapêutico e 26 optaram por retornar às ruas.
“A legislação não nos permite recolher essas pessoas sem que isso seja da vontade delas. Mas quando aceitam nossa ajuda, fazemos o possível para reinseri-los socialmente”, explicou a secretária Janaína Pinheiro Revelles, lembrando que das 25 pessoas que voltaram para casa,
14 foram através do Benefício Eventual de Auxílio Viagem fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, seis retornaram com recursos próprios, um retornou para o país de origem a partir da intervenção da equipe técnica com os familiares, e quatro foram reintegrados às suas famílias.
No Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), a Secretaria de Assistência Social acompanhadas cerca de 778 famílias no serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e 166 adolescentes em cumprimento de Medida Sócio Educativa. Somente em janeiro foram realizados 65 atendimentos a adolescentes, 17 atendimentos no serviço de PAEFI, 17 abordagens sociais e cinco visitas domiciliares. Já nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre 4 de janeiro e 3 de fevereiro foram distribuídas 74 cestas básicas.
Ainda em janeiro, Janaína participou de uma reunião com secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito José Bonifácio com a presença da vice-prefeita, Magdala Furtado, do secretário-adjunto de Ações Estratégicas, Rodolpho Campbell e do vereador Davi Souza.
Entre as diversas demandas apresentadas ao secretário estadual, destaque para a apresentação do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, além de pedido de apoio para temáticas como combate à intolerância religiosa, políticas e implantação de equipamentos LGBTQI+, defesa da mulher, assistência funerária, Centro Volante de Referência de Assistência Social, entre outros.

