No fim de semana foi feita pesagem para o Programa Bolsa Família no quilombo Maria Joaquina
A Prefeitura de Cabo Frio está fazendo a atualização dos dados de famílias quilombolas do município no Cadastro Único (CADÚnico) do Governo Federal. Na sexta-feira (18) e no sábado (19) o trabalho aconteceu junto às famílias quilombolas do bairro Maria Joaquina.
A supervisora do Cadastro Único, Petrissiane Herdy, destacou a importância da atualização de dados dos Grupos Populacionais Tradicionais Específicos, como os quilombolas.
“Através desses atendimentos, podemos elaborar diagnósticos detalhados dessas famílias, material de extrema importância para que possamos criar projetos e programas específicos para atendê-los, e até mesmo para a elaboração de políticas públicas externas à Assistência Social”, explicou.
Pretrissiane também ressaltou a importância da atualização para averiguação dos documentos, para que ninguém tenha seus benefícios, como o Programa Bolsa Família, suspensos.
A ação foi dirigida por uma equipe técnica do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, composta por entrevistadores sociais, supervisora e assistentes sociais. Também contou com a parceria da Secretaria de Saúde realizando a pesagem dos beneficiários do Bolsa Família, um dos pré-requisitos para participar do programa.
A atualização dos cadastros aconteceu na própria sede do quilombo, e teve grande aceitação da população.
“Acho muito importante esse trabalho. Realizar a ação aqui na sede facilitou bastante”, declarou a presidente do quilombo, Landina Maria Antônia.
Segundo Petrissiane Herdy, além da atualização dos cadastros, foram feitos encaminhamentos e orientações. Ao todo, cerca de 50 pessoas foram atendidas, todos previamente agendados e seguindo os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19.