Município vem realizando ações de conscientização na Casa de Passagem e no Centro de Acolhimento
Neste sábado (26) comemora-se o marco internacional de Combate às Drogas. A data, no entanto, vem sendo celebrada pela Prefeitura de Cabo Frio ao longo de todo este mês com diversas ações para os assistidos da Casa de Passagem e do Centro de Acolhimento.
Segundo o coordenador do Centro de Acolhimento, Gustavo Lopes, entre as atividades estão o debate sobre o abuso, a progressão e a dependência do uso de drogas. Na ação os assistidos puderam participar ativamente levando seus questionamentos e desafios sobre o tema.
O diretor do Programa pela Vida sem Drogas – PROVIDE, Júlio Barreto, também participou da programação, realizando uma roda de conversa para debater temas como a “prisão” e a “libertação emocional” associados ao uso de drogas.
Para Gustavo, o resultado dessas reuniões foi bastante produtivo, e culminou em um novo projeto: a criação de um Grupo de Apoio dentro do equipamento de assistência social.
“A partir dessas rodas de escutas que realizamos, percebemos a necessidade de nos reunirmos com uma frequência maior para atender às demandas dos nossos assistidos em relação ao uso abusivo de drogas e à dependência química. Então resolvemos dar continuidade a este trabalho com um Grupo de Apoio”, explicou.
O grupo será um novo projeto a ser realizado em parceria com outros departamentos, como a Superintendência de Políticas Públicas de Prevenção às Drogas, o Centro de Atendimento Psicossocial, entre outras pastas envolvidas.
Gustavo ainda informa que as próximas reuniões estão marcadas para os dias 02 e 05 de julho, no Centro de Acolhimento e Casa de Passagem, respectivamente.