Segunda edição da Assistência Itinerante, em Cabo Frio, atende mais de 200 pessoas no Jacaré

Ação social teve início na última terça-feira (5) e encerrou nesta quinta-feira (07)

Terminou nesta quinta-feira (7) a segunda edição do projeto Assistência Itinerante, realizado pela Prefeitura de Cabo Frio. Desta vez a ação aconteceu no bairro Jacaré e atendeu 208 pessoas. O projeto, que visa levar diversos serviços sociais para moradores, teve início nesta terça-feira (5), e aconteceu nas dependências do CIEP 193 Wilson Mendes.

O último dia da ação contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, prestigiando o evento, ouvindo as demandas da população local e fazendo uma breve apresentação do projeto.

“Este projeto tem como objetivo levar os serviços da Assistência Social até à população mais vulnerável, que muitas das vezes não tem recursos para se locomover até à sede da Secretaria ou do CRAS que abrange o seu bairro. E esta é a forma que encontramos de apresentar os diversos serviços que a Assistência oferece, e garantir aos cidadãos cabo-frienses os seus direitos fundamentais”, declarou Nilza.

Durante três dias foram oferecidos diversos serviços, entre eles orientações sobre o Bolsa Família, Cadastro Único, Direitos da Mulher, agendamento de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência, emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, serviço de assessoramento e prevenção às drogas e elaboração de currículos através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas).

A ação também contou com a presença do Procon orientando sobre os direitos do consumidor. Representantes da OAB/Cabo Frio participaram com orientações jurídicas. A Secretaria da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e representantes do Abrigo Municipal Casa da Criança também estiveram presentes oferecendo esclarecimentos sobre os serviços de acolhimento.

Em parceria com a Secretaria de Governo, a ação também contou com os serviços de inclusão do nome social na carteira do SUS através da Superintendência LGBTI+, e da inscrição no Programa Social ID Jovem através da Superintendência da Juventude. A Junta Militar também se fez presente, representada pelo secretário José Henrique dos Santos, orientando sobre a necessidade de regularização do serviço militar, e prestando esclarecimentos sobre o atestado de desobrigado, notório incapaz, arrimo de família, entre outras orientações.

No último dia do projeto, a concessionária Prolagos atendeu a população com serviços de troca de titularidade, negociação de débitos, tarifa social, adesão e atualizações cadastrais.

De acordo com o coordenador do Projeto, Adriano Brisola, a próxima edição da Assistência Itinerante será realizada ainda neste mês de outubro, nos dias 25, 26 e 27, no bairro Maria Joaquina, em local que será divulgado pela Prefeitura nos próximos dias.