Prefeitura de Cabo Frio retoma atuação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família em Tamoios

Unidade realiza trabalho em conjunto com as equipes de Estratégia de Saúde da Família

O distrito de Tamoios, em Cabo Frio, conquistou mais um avanço na gestão de ações nos serviços de saúde. A Prefeitura retomou esta semana a atuação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

O NASF é um programa do governo federal que tem como objetivo dar apoio técnico e pedagógico à Estratégia Saúde da Família, buscando aumentar a capacidade de solucionar os diferentes casos da saúde da população. A equipe é composta por profissionais que complementam as ações na promoção da saúde na Atenção Básica do município. Eles compartilham os cuidados junto com as unidades de saúde.

“O Núcleo estava com desvio de função. Além de ser obrigatório seguir o programa do governo federal, a população estava deixando de ter acesso ao serviço e atendimento que deveria ser realizado. Agora, o NASF irá executar trabalho estratégico articulado com as diferentes unidades da Estratégia de Saúde da Família em Tamoios”, explica Erika Borges, secretária adjunta da Vigilância em Saúde e Atenção Primária.

De acordo com a Secretaria de Saúde, com a retomada do serviço o distrito teve a capacidade de atendimento ampliada para a população cadastrada com uma equipe multiprofissional. A partir de agora, os usuários podem contar com realização de atividades coletivas, facilitação de encaminhamentos, atendimentos compartilhados entre os profissionais de enfermagem e medicina e apoio das demais especialidades.

O atendimento está ainda mais qualificado e com infraestrutura para resolver diversas questões de saúde mais complexas que acontecem no cotidiano das unidades de saúde.

“Um dos objetivos da nossa gestão é promover melhorias na saúde de Tamoios. É uma das nossas prioridades e temos trabalhado diariamente para trazer avanços. Não é simples, nem fácil, mas toda a equipe tem se dedicado para fazer o planejamento se transformar em realidade”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Por enquanto, o NASF em Tamoios é o único do município de Cabo Frio. A meta da gestão atual é ampliar esse serviço para demais áreas da cidade ainda esse ano.

O NASF Tamoios é sediado na Estratégia Saúde da Família do bairro Florestinha. No entanto, o trabalho é realizado também por meio de visitas constantes nas unidades de saúde para diagnosticar e partilhar o cuidado dos pacientes.

MAIS OFERTA DE SERVIÇOS DE SAÚDE

A Prefeitura de Cabo Frio tem investido em diversas ações com o objetivo de melhorar o atendimento de saúde para a população de Tamoios desde o início da gestão. As medidas vão desde a contratação de mais médicos até a oferta de serviços e de melhorias da infraestrutura tanto no PAM de Santo Antônio quanto no Posto de Saúde de Unamar, ambas unidades de referência do segundo distrito.

Em relação à infraestrutura predial e tecnológica destas unidades, os principais avanços foram as reformas estruturais, como pintura e reparação de equipamentos, além da implantação do sistema de informatização para atendimento médico e organização do fluxo de atendimentos.

Também foram contratadas especialidades médicas de grande necessidade para Tamoios como pediatria, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, dermatologia, fonoaudiologia e endocrinologia.

A Prefeitura implantou ainda o serviço de ultrassonografia, incluindo o acompanhamento ecográfico necessário ao pré-natal, e passou a oferecer triagem de pré-natal para gestantes e companheiros, além do atendimento de pré-natal de alto risco.

Além de todos esses avanços, Tamoios passa a contar com a implantação de outros dois serviços: odontologia, principalmente para atendimentos urgentes, e o programa de obesidade com acompanhamento multidisciplinar.

Agora o distrito também possui dois importantes polos de saúde. O primeiro é o da vacinação da BCG, localizado na Estratégia em Saúde da Família (ESF) de Samburá. Depois de um longo período, o imunizante volta a ser aplicado em Tamoios: antes, as puérperas precisavam se dirigir ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, que fica no primeiro distrito de Cabo Frio. A vacina é indicada para prevenir as formas graves de tuberculose e deve ser ministrada no recém-nascido, preferencialmente, nas primeiras 12 horas depois do parto e até 15 dias após o nascimento.

O segundo é o Polo de Infectologia, no PAM de Santo Antônio, que oferta, por livre demanda, testagem de HIV, sífilis e hepatite B/C, além de oferecer assistência e acompanhamento aos pacientes e pessoas que tiveram contato com tuberculose.