Ação aconteceu neste fim de semana em 11 pontos no distrito de Cabo Frio
Tamoios recebeu neste sábado (16) mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica. Ao todo, foram imunizados 7.225 animais, sendo 5.859 cães e 1.366 gatos. Para a ação, a Secretaria de Saúde montou 11 postos volantes nos bairros São Jacinto, Maria Joaquina, Campos Novos, Botafogo, Florestinha, Unamar, Gravatá, Samburá, Gargoá, Aquárius e Centro Hípico.
“A campanha de vacinação antirrábica está atendendo todas as recomendações de segurança e prevenção à covid-19. Estamos fazendo a imunização por bairros, descentralizando o atendimento para evitar aglomerações e ampliar o acesso da população. Mas, além da campanha, o município também realiza a vacinação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Vigilância em Saúde Ambiental, na Rua Índia, nº 40-A, bairro Jardim Flamboyant”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Andréia Nogueira.
A campanha, realizada pela Prefeitura, teve início no mês de abril e já percorreu vários bairros. A próxima ação será no dia 25 de novembro na zona rural da cidade, com atendimento aos bairros de Parque Veneza, Agrisa, Araçá, Pacheco e Angelim.
A vacinação é para cães e gatos, a partir de três meses de idade, que não tenham sido imunizados contra a raiva este ano. No local da imunização, os tutores devem apresentar a carteira de vacina do animal. Quem não tiver, receberá o documento no momento do atendimento. Os responsáveis pelos animais devem usar máscara e respeitar as regras de distanciamento enquanto estiverem no local de imunização.
Para a segurança do pet, aqueles que tenham menos de três meses de idade, estejam doentes, mal nutridos, fracos, ou usando antimicrobianos ou anti-inflamatórios, não devem ser vacinados. Fêmeas que estejam em lactação ou gestação, ou animais que tenham apresentado reação alérgica a essa mesma vacina anteriormente, também não podem tomar a vacina.
Todos os animais já vacinados este ano só poderão ser imunizados novamente a partir de abril de 2022. A previsão da Prefeitura é de que 25 mil cães e gatos sejam vacinados até o fim da campanha, em dezembro.