Iniciativa ocorre em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Estomia
Em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa com Estomia, celebrado em 16 de novembro, a Prefeitura de Cabo Frio promoveu diversas atividades de conscientização nesta semana. As ações aconteceram na segunda-feira (22) e na terça (23), no Polo de Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia, no Hospital São José Operário.
Idealizadas pelo polo, as atividades contaram com a participação de profissionais que atuam nos cuidados aos pacientes. A equipe, formada por assistente social, psicólogo e enfermeiros estomaterapeutas, abordou temas como os direitos das pessoas com estomia e medidas para a melhoria da qualidade de vida desses pacientes. Houve ainda um café da manhã com sorteio de brindes.
“O Dia Nacional da Pessoa com Estomia tem o objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia. A utilização da bolsa de estomia pode ser necessária em casos como a má formação congênita, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras causas. E a utilização é indicada para pacientes que foram submetidos a um procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como estoma, para a saída de fezes ou urina. O tratamento é importante e garante a segurança que esses pacientes precisam. São todos vitoriosos, e fizemos questão de promover esse dia especial para mostrar isso”, disse a enfermeira estomaterapeuta Viviane Paz, coordenadora do polo.
Cabo Frio é o Polo Regional da Baixada Litorânea da Pessoa Estomizada. Por mês, são atendidas cerca de 500 pessoas, em média. Ao assumir neste ano, a gestão atual da Prefeitura identificou que o material enviado pelo Governo do Estado para atender a essa demanda era inferior ao necessário. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio regularizou a situação, garantindo os insumos e equipamentos em quantidade suficiente para atender os pacientes.
“Com objetivo de solucionar e atender os pacientes, abrimos um processo anual de registro de preço para complementar a compra dos insumos. Cabo Frio é Polo Regional da Baixada Litorânea, ou seja, atende pacientes de nove cidades, e está atuando em parceria com Estado, complementando os materiais”, explicou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.