Encontro acontece na sede da Secretaria de Assistência Social, às 9h
Na próxima quinta-feira (28), às 9h, a Prefeitura de Cabo Frio promove mais uma edição da roda de conversa na sede da Assistência Social, no Jardim Esperança. Desta vez, o tema será “O que é CadÚnico?”, ministrado pelo supervisor do serviço, Rodrigo Moura.
“O cadastro único é um importante instrumento de coleta de dados e informações que identifica famílias de baixa renda existentes no país, para fins de concessão de benefícios. Por isso, é importante manter o cadastro atualizado porque é um direito do cidadão e um dos pré-requisitos para receber benefícios, seja do governo federal, estadual ou municipal”, explicou Rodrigo Moura.
Sobre o CadÚnico
[Fonte: Ministério da Cidadania]
O Cadastramento Único, ou CadÚnico como é popularmente conhecido, é um programa do governo federal criado em 2001 para ser a principal porta de entrada para os benefícios concedidos pelos programas sociais da União. O objetivo do CadÚnico é identificar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza
Coordenado pelo Ministério da Cidadania, ele é pré-requisito para diversos benefícios, mas estar inserido no cadastramento não significa inclusão automática nos programas sociais, que são gerenciados por diversos órgãos. A seleção e o atendimento à família são feitos conforme critérios e procedimentos definidos pelos gestores, bom como de acordo com a legislação específica de cada um deles.
Sobre a roda de conversa
Desde fevereiro, semanalmente, a Superintendência dos Direitos da Mulher tem promovido rodas de conversa com temas variados, sejam sobre os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e o governo de forma geral, sejam sobre temas de relevância para a população.
Até agora, 12 temas foram discutidos nas rodas de conversa como “Direitos das mulheres na área jurídica”, “Impacto e consequências do isolamento social da pandemia nas relações sociais e familiares” e “Quebrando o tabu: o que é pessoa com deficiência?”.
Também já foram discutidos assuntos como “Mulher e trabalho”; “Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”; “Esclarecimentos sobre os serviços de convivência”; “O que eleva a sua autoestima?”; “Orgulho autista”; “Atribuições do Conselho Tutelar”, “Planejamento Familiar”, “Arriscar é viver” e “Mecanismos para reconhecer seu potencial coletivo”.
A roda de conversa já contou com a colaboração das superintendências de Políticas Públicas de Prevenção às Drogas; da Pessoa com Deficiência e da Proteção Social Básica, além de equipes do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, ligado à Secretaria de Saúde.
SERVIÇO
Secretaria de Assistência Social – Núcleo Jardim Esperança
Endereço: Rua Dimas Teixeira, 191
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h