A coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade iniciou, na manhã desta quarta-feira (5), o levantamento da situação das árvores da Praça Porto Rocha para a avaliação das que necessitam de poda ou corte. Além disso, foram definidos os locais onde serão plantadas novas mudas.
A intenção é que a primeira ação ocorra já no próximo dia 21, em comemoração ao Dia da Árvore, com o plantio de seis ipês, cujas mudas já atingem os cinco metros de altura. As mudas serão fornecidas por uma mineradora que atua no município, como condicionante ambiental, ou seja, uma contrapartida pela atividade exercida, que impacta o meio ambiente.
O coordenador do Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, informou que essa rearborização marcará o início de um projeto que será implantado em toda a cidade.
“A Praça Porto Rocha é simbólica para Cabo Frio e nada melhor que começar essa repaginação ambiental e paisagística por ela. Estamos estudando quais as melhores espécies para cada região da cidade e não será apenas um trabalho de rearborização, mas de podas e até mesmo corte de árvores mortas ou que estejam em locais inapropriados”, afirmou.
A ação irá contar com o apoio de outros órgãos da Prefeitura, pois necessitará de sinalização, isolamento dos locais das podas e até interrupção momentânea do tráfego nas ruas onde haverá os cortes e podas.
Vale lembrar que o corte e a poda de árvores, mesmo em lotes particulares, só pode acontecer com o devido licenciamento ambiental, expedido pela coordenadoria de Meio Ambiente. A sede da coordenadoria fica na Avenida Vereador Manoel Antunes, 344, Braga.