Parceria entre Prefeitura e Capitania dos Portos visa fortalecer o turismo náutico em Cabo Frio

Autoridades municipais e marítimas discutem estratégias para aprimorar a segurança e a gestão das atividades náuticas na região

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, e representantes da Capitania dos Portos se reuniram nesta terça-feira (22), na Delegacia da Capitania dos Portos, para discutir medidas relacionadas ao turismo náutico no município.

Dentre os temas debatidos, destacaram-se importantes alinhamentos referentes a possíveis novos pontos de fundeio para navios de transatlântico, bem como tratativas relacionadas à formalização de um convênio entre a Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal de Cabo Frio. O objetivo desse acordo é ampliar a atuação e a operacionalização da Guarda Marítima e Ambiental, reforçando a segurança e a gestão das atividades náuticas na região.

Outra pauta relevante abordada durante o encontro foi a discussão sobre o ordenamento e a fiscalização do turismo náutico, com foco na preparação para a alta temporada turística.

Participaram da reunião a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Paula Pinheiro, o presidente da Associação das Empresas de Turismo Náutico e Terrestre, Emerson Paiva; o delegado da Capitania dos Portos em Cabo Frio, o capitão de corveta Rodrigo Dutra Santana; o encarregado do Ensino Profissional Marítimo, Suboficial Luciano Lins; e a superintendente de Turismo, Luane Ferreira.

“Essas medidas visam assegurar que as atividades náuticas ocorram de forma segura e responsável, beneficiando tanto os visitantes quanto a preservação do ambiente marinho”, destaca a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Paula Pinheiro.