Atividades acontecem por conta do Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso
Para marcar o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso, instituídos em 1º de outubro, a Prefeitura de Cabo Frio irá promover uma programação voltada para o público da melhor idade, no distrito central e em Tamoios. O objetivo das ações é combater os estereótipos e favorecer a qualidade de vida dessas pessoas. A iniciativa das atividades é da Secretaria da Melhor Idade.
A programação começa na segunda (2), a partir das 14h, no Lar da Cidinha, instituição de longa permanência para idosos. Na ocasião, será oferecido um lanche da tarde especial, com música ao vivo e serviços variados.
Na quarta-feira (4), a partir das 9h, haverá um piquenique para os idosos no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios. Um ônibus disponibilizado pela Secretaria da Melhor Idade vai levar os participantes para o parque. O ponto de encontro será na frente do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Tamoios, com saída às 8h.
Além destas atividades, durante todo o mês de outubro, a secretaria também vai reforçar os serviços que já são oferecidos, como a emissão do Cartão de Estacionamento para motoristas de Cabo Frio, com idade a partir de 60 anos, em ambos os distritos.
Para solicitar o cartão, é necessário portar original de identidade e comprovante de residência. No distrito central, os idosos devem comparecer na sede da Secretaria da Melhor Idade, localizada na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga, e, em Tamoios, é preciso comparecer ao Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. Em ambos os locais, o atendimento é das 8h às 17h.
Para os idosos de Tamoios, no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, haverá ainda aulas de dança de salão, que acontecem toda segunda e sexta-feira, das 9h às 11h; e atendimento psicológico, toda quarta e quinta, das 8h30 às 16h30. Já o Baile da Melhor Idade acontece todo terceiro sábado do mês, das 20h até meia-noite, no Shopping Unapark.
Segundo a secretária da Melhor Idade, Cristiane Fernandes, outros projetos estão em andamento, como os Centros Especializados em Envelhecimento Humano e Longevidade, sendo um em cada distrito, com inauguração prevista para o aniversário de 408 anos de fundação de Cabo Frio.
“Nessas unidades vamos oferecer vários serviços preconizados pelo Estatuto do Idoso, a exemplo de atendimentos jurídico e médico, vários tipos de fisioterapia, serviços de assistente social, psicólogo, atividades manuais, como artesanato e artísticas, como coral e dança, alfabetização de idosos, inclusão digital, curso de formação de cuidadores de idosos entre muitas outras ações”, explicou a secretária Cristiane Fernandes.