A carreta Outubro Rosa de exames chegou ao bairro para atender às moradoras da região
O bairro Jardim Esperança recebe, a partir desta segunda-feira (16), o caminhão de Atendimento Móvel de exames para promoção e conscientização sobre o câncer de mama. Realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, e oferecido pelo Centro de Atendimento à Mulher (CAM), o veículo ficará estacionado até o dia 31 de outubro, em frente ao Hospital Otime Cardoso dos Santos.
O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com os serviços de mamografia, densitometria óssea, oftalmologia, exames preventivos e ultrassonografia. No primeiro dia de atendimento no bairro, logo nas primeiras horas da manhã, cerca de 100 pacientes aguardavam ansiosamente para realizar esses exames.
A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, e o Secretário de Saúde, Bruno Alpacino, acompanharam o primeiro dia do serviço no bairro Jardim Esperança, acolhendo e escutando a população sobre as demandas de saúde.
A prefeita enfatizou a importância do serviço e do acesso à saúde para o público feminino.
“Esse governo é do diálogo, de ouvir as demandas e o povo. A carreta de atendimento é para vocês, mulheres. A gente precisa prevenir e se cuidar. A campanha não é somente neste mês, é o ano todo. Sei o quanto é difícil para gente, às vezes, fazer exames. Nós, mulheres, trabalhamos muito e cuidamos de todos. Por isso, estou aqui acompanhando e reforçando essa iniciativa de extrema importância para a saúde das mulheres de nossa cidade”, disse a chefe do Executivo.
Para utilizar os serviços oferecidos, as mulheres devem comparecer ao atendimento móvel com documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência em seu nome ou uma declaração em nome de terceiros. O atendimento seguirá a ordem de chegada.
Campanha em Cabo Frio oferece diversos serviços para a população durante todo o mês
As ações da campanha Outubro Rosa estão acontecendo durante todo o mês. O caminhão de atendimento móvel já passou por Tamoios, onde permaneceu estacionado em frente ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), durante duas semanas. Durante esse período, quase mil exames foram realizados por mulheres, destacando a importância da prevenção.
Além do Atendimento Móvel, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Estratégias de Saúde da Família (ESF) seguem realizando uma série de ações e orientações voltadas para a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, além da ampliação à oferta de cuidados médicos às mulheres.