O município, pioneiro na Baixada Litorânea, serve de modelo na implementação da Secretaria da Criança e do Adolescente
O pioneirismo de Cabo Frio em toda Baixada Litorânea na implantação da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secria) atraiu uma visita especial nesta quarta-feira (1). Representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Maricá estiveram na cidade para conhecer a estrutura da pasta, visando fomentar a implementação de uma Secretaria semelhante no próprio município.
O encontro aconteceu na sede da Secria, localizada no bairro Braga, e contou com a presença da secretária da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, Betânia Batista, que liderou a recepção. Ela estava acompanhada da equipe composta pela superintendente dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, Érica Rodrigues; a coordenadora Geral da Secria de Cabo Frio, Rafaela Mônica; e a coordenadora Geral da Secria de Tamoios, Andreia Logão.
No encontro, o grupo realizou o compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre as políticas voltadas para crianças e adolescentes. Cabo Frio é destaque por ser o primeiro município na Baixada Litorânea a implantar a Secretaria da Criança e do Adolescente, tornando-se um modelo para outros municípios que desejam seguir o mesmo caminho.
A Secria é responsável por formular e implementar políticas intersetoriais com foco na promoção e desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes do município.
Sua criação teve como propósito o planejamento, a elaboração e a estruturação de políticas e programas intersetoriais para promover o desenvolvimento completo da juventude, além de articular as políticas públicas já existentes.
O objetivo final é assegurar o pleno desenvolvimento e a defesa dos direitos de todas as crianças e adolescentes da cidade.
Para a secretária da pasta, Betânia Batista, o encontro proporcionou uma troca valiosa de ideias e experiências. “Momentos como esses fortalecem o compromisso de ambos os municípios com o bem-estar e o futuro das crianças e adolescentes”, declarou