Atividade realizada pelo Governo Municipal busca enriquecer a educação com a cultura africana de forma lúdica e criativa
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, ofereceu no final do último mês a formação “Histórias e Brincadeiras Africanas”. A atividade foi realizada na Escola Municipal Professor Edilson Duarte e no Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, em Tamoios.
Durante os encontros formativos, os professores tiveram a oportunidade de conhecer várias histórias africanas e participaram de algumas brincadeiras e jogos de tabuleiro, tais como “Dara da Nigéria”, “Borboleta de Moçambique”, “Tsoro de Yematatu” e “Mancala de Gana”. Ao final da formação, os professores confeccionaram a boneca Abayomi, que significa “o melhor de mim para ti” e que hoje é confeccionada como um símbolo de resistência.
O objetivo da formação foi apresentar a riqueza da cultura africana de forma lúdica e criativa. Muitas histórias e brincadeiras já fazem parte do imaginário popular e são transmitidas de geração em geração. Os “griots” são os responsáveis por transmitir a cultura de seu povo para as gerações futuras, sendo verdadeiros guardiões de sabedoria, ensinando a importância da união comunitária e do respeito pelos mais velhos.
A formação foi ministrada por Maria Cristina Chagas, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos e em Literatura Infanto-juvenil também pela Universidade Federal Fluminense. Ela é professora supervisora na Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio e membro da Coordenadoria de Formação Continuada da pasta.