Ato acontece na terça-feira (14), no Dia Municipal do Samba, a partir das 11h
Para marcar o início da recuperação dos desfiles das escolas de samba de Cabo Frio, a Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Cabo Frio realiza um ato simbólico e cheio de significado: a lavagem dos galpões da Morada do Samba, na Praia do Siqueira, que acontece na terça (14), prevista para iniciar às 11h. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A atividade terá a participação da prefeita Magdala Furtado e do secretário de Cultura, João Felix, além dos integrantes da Liga das Escolas de Samba. O objetivo é marcar a recuperação das agremiações carnavalescas para a volta do desfile de Carnaval.
A lavagem dos galpões antecede a comemoração pelo Dia Municipal do Samba, instituído pela Lei n.º 726/87, cujas celebrações estão previstas para acontecer a partir das 13h. A retomada de quatro galpões pela entidade, fundada em 2001, tem grande significado para as oito escolas que a Liga representa, e que estão desde 2015 sem desfilar.
Para o secretário de Cultura, João Felix, a lavagem dos galpões é de vital importância e marcam o encontro do poder público e da sociedade civil, somando força para retomar os tradicionais desfiles das escolas de samba.
“Esse ato vai marcar a retomada dos desfiles e, ao mesmo tempo, comemorar o Dia Municipal do Samba, devolvendo para a população essa tradição cultural”, destaca o secretário.
O presidente da Liga das Escolas de Samba, Carlos Ernesto Lopes, explica que além de recuperar os galpões, o evento vai dar o pontapé inicial em outros projetos.
“O ponto alto será a entrega de um documento da Liga das Escolas de Samba para a prefeita Magdala Furtado. Nele, solicitamos que o Dia Municipal do Samba faça parte do Calendário Oficial de Eventos do município. Também será entregue para a Chefe do Executivo o projeto dos desfiles das escolas de samba para o Carnaval de 2024”, explicou o presidente da Liga.
Feijoada e samba
A “Explosão do Samba” terá início às 13h com a Feijoada da Liga, um momento de confraternização e gastronomia em que os amantes do samba poderão se deliciar com os sabores tradicionais deste prato tão brasileiro.
Às 15h, o ritmo se intensificará com a apresentação da “Bateria Swing da Vila do mestre Davyd”, que vai apresentar ao público os sambas-enredo das escolas locais, em uma demonstração de talento, ritmo e paixão pela música.
Mas as atrações não param por aí. O evento ainda contará com uma roda de samba especial reunindo grandes nomes e eventos consagrados da cena local: Encontro de Terça, Samba da Mata, Samba do Kilombo, Santo Samba, Nosso Samba e Pôr do Samba.