No Dia do Consumidor, o Procon Cabo Frio realiza o lançamento da rede de apoio e orientações ao superendividado
A Prefeitura de Cabo Frio realizou nesta sexta-feira (15), dia em que é comemorado o Dia do Consumidor, o lançamento do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS). O NAS vai funcionar na rua Nicola Aslan, 235 – localizado no bairro Braga, das 9h às 17h, dois dias por semana. Os atendimentos serão realizados por meio de agendamentos (data e hora marcada), realizados todas às terças e quintas-feiras, no Procon Cabo Frio.
Durante os atendimentos, existem algumas etapas a serem cumpridas entre a empresa e o superendividado. Essas etapas passam pela identificação dos débitos, recálculo de juros de financiamentos e empréstimos, entrevista com psicóloga e assistente social, quando necessário, até a convocação dos credores e a audiência de conciliação.
Segundo a secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, o Procon Cabo Frio criou o NAS para ajudar o cidadão que chega à condição de superendividamento e que está sem saber qual caminho pode seguir para sair dessa situação.
“Nós vamos ajudar o consumidor a identificar a real situação financeira dele e convocar os credores através de uma audiência de conciliação para tentar renegociar os débitos existentes e desta forma devolver a dignidade daquela pessoa que antes não sabia como começar a resolver as suas pendências”, ressaltou.
AGENDAMENTOS
Os agendamentos devem ser submetidos diretamente na sede do Procon Cabo Frio, no bairro Braga, onde passam por uma triagem e respondem um questionário de enquadramento no quadro de superendividado.
O Núcleo de Apoio ao Superendividado precisa identificar o superendividamento por meio de documentos como Registro Geral/Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Comprovante de Residência e o extrato da consulta no SPC/Serasa.