Live foi transmitida pelo YouTube e contou com a participação da Dra. Malu Earp, especialista no assunto
O Conselho Municipal de Educação de Cabo Frio (CME) realizou nesta terça-feira (19) uma live com participação da Dra. Malu Earp sobre a Cultura da Repetência no Brasil. Foi um momento de reflexões com muita informação sobre o assunto, do qual o CME de Cabo Frio se debruça diariamente ao analisar quase 40 processos de recursos contra reprovações.
A autora possui uma etnografia da vida escolar ao penetrar no ambiente de aprendizado observando rituais como salas de aula, conselhos de classe, sala de professores, reunião de pais, refeitório e festas. A pesquisadora revela como a cultura da repetência se reproduz na estrutura das salas de aula, que a autora descreve usando a metáfora “centro-periferia”.
Dra. Malu Earp é colunista em jornais como o Fluminense e o Globo, escritora e pesquisadora do assunto. Formada em Matemática pela UFRJ, Malu dedicou parte de sua vida profissional a ensinar estudantes de escolas públicas e particulares com dificuldades nesta disciplina. Fez mestrado em Educação na PUC do Rio de Janeiro e doutorado em Antropologia Cultural pelo IFCS/UFRJ.
Trabalhou também como professora de cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas e privadas, como Universidade Estácio de Sá (Unesa), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e na Fundação Cesgranrio, tendo como áreas de interesse a repetência, as desigualdades educacionais e a avaliação do ensino superior.