Este mês, o foco foi sobre os cuidados relacionados à mulher, em virtude do Dia Internacional da Mulher e da campanha do “Março Lilás”
No intuito de ampliar o acesso à saúde e bem-estar dos pacientes assistidos pelo Programa Melhor em Casa, em Cabo Frio, a equipe multiprofissional tem levado ações temáticas diretamente para dentro dos lares, abrangendo toda a família. Este mês, o foco foi sobre os cuidados relacionados à mulher, em virtude do Dia Internacional da Mulher e da campanha do “Março Lilás”.
A atenção dedicada às mulheres é de extrema importância, considerando que muitas delas desempenham o papel central nos cuidados com os filhos e idosos acamados, frequentemente negligenciando a própria saúde devido à intensa rotina. Nesse contexto, o serviço social e a equipe multiprofissional do Programa Melhor em Casa (PMeC), concentraram esforços na conscientização sobre a importância do autocuidado, destacando o “Março Lilás” como mês de combate e prevenção ao câncer de colo do útero.
Durante as visitas domiciliares, os profissionais de saúde forneceram orientações, enfatizando a importância da realização de exames preventivos e da adoção de práticas saudáveis.
“Estamos unidos em um só propósito, que possamos colher juntas os frutos de uma vida saudável e plena. O HPV tem cura e o câncer de colo uterino pode ser prevenido. A realização de exames preventivos permite tratamento reduzindo as chances de complicações graves. Prevenção é a melhor arma contra o câncer do colo do útero”, disse a assistente social Vitoria Adriana Cerqueira.
O PMeC, vinculado à Prefeitura de Cabo Frio, tem como objetivo a desospitalização/desupalização precoce e segura de pacientes, proporcionando um ambiente de tratamento mais adequado no domicílio, além de evitar riscos de infecções. O acesso ao serviço pode ser feito por encaminhamento dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou equipes de Saúde da Família/Atenção Básica.
As equipes multiprofissionais de alta performance da Atenção Domiciliar, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, garantem atendimento especializado e constante para pacientes que necessitam de cuidados frequentes, como antibioticoterapia endovenosa ou tratamento de feridas avançadas e complexas que requeiram mais de 3 categorias profissionais envolvidas. A nova Portaria da Atenção Domiciliar, 3005 de 02 de janeiro de 2024, que rege o Programa deixa esclarecida todas essas informações.