Cerimônia na manhã desta sexta-feira (7) contou com a presença da prefeita Magdala Furtado
A Prefeitura de Cabo Frio reinaugurou na manhã desta sexta-feira (7) a Escola Municipal Profª Maria José Barroso, localizada no bairro Santo Antônio, em Tamoios. A unidade, que conta com mais de 600 alunos matriculados, passou por uma reforma completa em toda sua estrutura, incluindo a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas.
Na reforma, foram criadas mais duas salas de aula, uma secretaria e uma sala de direção. O refeitório foi ampliado, assim como a cozinha e a despensa. Houve pintura geral e manutenção da parte elétrica, além da aquisição de novo mobiliário. Também foi instalado um jogo de piso intertravado no pátio e implementado um novo sistema de fossa, além de outras reformas pontuais.
A prefeita Magdala Furtado celebrou a entrega de mais uma unidade escolar, reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua das escolas do município.
“Estamos investindo na educação de Cabo Frio. Em somente dez meses de governo já realizamos manutenção e reforma em 58 unidades, além de dez reformas gerais nas unidades, tanto em Tamoios quanto na região central da cidade. Nós trabalhamos com equidade em prol dos cidadãos e das nossas escolas”, afirmou a prefeita Magdala Furtado.
A escola iniciou suas atividades em novembro de 1981, durante o governo do prefeito José Bonifácio. Recebeu esse nome em homenagem à professora Maria José Barroso, a “Tia Zezé”, como era conhecida, e que dedicou sua vida a ajudar os mais necessitados.
“Nossa gestão tem se dedicado intensamente à melhoria da infraestrutura educacional de Cabo Frio. Estamos construindo um futuro melhor, tijolo por tijolo, e a reinauguração é um exemplo claro disso. Que este espaço seja um local de aprendizado, crescimento e muitas conquistas para todos os nossos alunos”, festejou a secretária de Educação, Rejane Jorge.
Quem foi Maria José Barroso
Maria José Barroso Leite nasceu em 31 de março de 1933 e se formou como professora em 1953, no município de Itaperuna. Efetivou-se na Secretaria de Educação após concurso realizado em fevereiro de 1953. Ela assumiu o cargo de auxiliar de inspeção a partir de 1969 e se aposentou em 1978.
Antes disso, em 1968, realizou o sonho de dirigir uma escola particular como proprietária, a Escola Domingos Sávio, onde se dedicou aos alunos e às famílias, principalmente aos mais carentes, até o final de sua vida.
Tia Zezé foi condecorada em 1986 com o Título de Cidadã Cabo-Friense. Ela faleceu em março de 1992.