Treinamento fundamentado na Lei Lucas foi realizado nesta quinta-feira (20)
O auditório do Centro de Gestão Educacional Darcy Ribeiro, sede da Secretaria de Educação de Cabo Frio, foi palco, na tarde desta quinta-feira (20), da formação continuada intitulada “Noções Básicas de Primeiros Socorros para Auxiliares de Classe de Alunos com Deficiência”. Este treinamento, fundamentado na Lei Lucas, visa capacitar os profissionais da educação para responder de forma rápida e eficaz a emergências que possam ameaçar a vida das crianças no ambiente escolar.
A formação abrangeu áreas essenciais para a segurança e o bem-estar das crianças. O programa iniciou com a Legislação, destacando a Lei Lucas e os protocolos de atendimento nas escolas. Em seguida, foram abordados o Suporte Básico de Vida, incluindo técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em crianças e bebês e a desobstrução de vias aéreas.
O curso também incluiu módulos sobre como lidar com traumas, como quedas e fraturas, e emergências clínicas, como convulsões e crises de asma. Além disso, aspectos psicossociais foram tratados, fornecendo orientações sobre como lidar com o choque emocional dos envolvidos em emergências. Por fim, a Prevenção de Acidentes foi discutida, propondo medidas para reduzir riscos e promover a segurança das crianças no ambiente escolar.
A formação foi conduzida por Amanda Ferrari Penza, enfermeira e mestranda em Saúde Pública, especialista em Gestão Escolar e Docência, coordenadora da Cruz Vermelha Brasileira em Cabo Frio e pesquisadora sobre educação e saúde em áreas de vulnerabilidade social;
Também conduziu a atividade Analu Mello Ramos, psicóloga com MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UVA e mestranda em Ciência da Educação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (IPP-ESE)
Essa mesma formação será oferecida novamente na próxima terça-feira, dia 25, no mesmo local.