Iniciativa faz parte do ‘Mutirão da Juventude’, que está percorrendo os Cras do município
Nesta segunda-feira (24), a equipe da Superintendência da Juventude de Cabo Frio realizou um treinamento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Joaquina, capacitando os servidores para fornecer orientações e emitir o ID Jovem. Essa iniciativa faz parte do ‘Mutirão da Juventude’, que está percorrendo os Cras do município para disseminar informações sobre serviços disponíveis para jovens de 15 a 19 anos na cidade.
O ‘Mutirão da Juventude’ estará no Cras Tamoios, nesta terça-feira (25), das 9h30 às 12h. A equipe Monte Alegre receberá o treinamento na quinta-feira (27), das 14h às 17h; na sexta-feira (28), haverá ações no Cras Monte Carlo, das 9h às 12h, e no Cras Jardim Esperança, das 14h às 16h30. Em todos esses dias, haverá treinamento para a equipe e atendimento à comunidade, além de distribuição de panfletos informativos.
Para se cadastrar no ID Jovem e obter benefícios como descontos em eventos culturais e transporte interestadual, os interessados devem comparecer ao Cras mais próximo ou à sede da Superintendência, localizada no Terminal de Transatlântico, na Passagem, portando um documento de identificação com foto e o Número de Identificação Social (NIS). Também é possível fazer cadastramento pela internet ou baixando o aplicativo no celular.
Essa iniciativa é uma parceria entre a Superintendência da Juventude e a Secretaria de Assistência Social.
“Nesta semana, estamos finalizando o nosso ‘Mutirão da Juventude’, com o foco nas orientações e emissões do ID Jovem, e a felicidade é imensa.
Desde o planejamento desta ação, a proposta da Superintendência da Juventude era de levar a informação para mais perto da população e poder contribuir diretamente para o acesso dos jovens a esse benefício tão importante – e estamos conseguindo fazer isso, com a ajuda das equipes de coordenação dos Cras”, contou a superintendente da Juventude, Anna Clara Laurindo.
Até o momento, aproximadamente 80 pessoas foram atendidas, incluindo usuários dos Cras Central, Manoel Corrêa, Jacaré e Praia do Siqueira.
Sobre o ID Jovem
É um documento gratuito de emissão virtual que possibilita ao jovem de baixa renda o acesso a diversos benefícios como desconto de 50% com cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico culturais e esportivos; duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional; e isenção do pagamento de taxa para emissão de carteira de Identidade Estudantil.
Podem se beneficiar do programa àqueles que atendam, cumulativamente, aos seguintes requisitos: jovem de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos; renda familiar mensal de até dois salários mínimos; e estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses. Não é necessário estar estudando.