A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança, realizou uma operação de combate à prática ilegal de guardadores de carros nas vias públicas, conhecidos como flanelinhas, durante o feriado prolongado entre os dias 13 e 16 de novembro. A ação, que envolveu as Guardas Civis Municipais, foi focada nas principais vias de acesso à Praia do Forte, como a Avenida Macário Pinto Lopes, no Bolsão da Juju, e na Praça da Cidadania.
A operação foi conduzida pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Durante a fiscalização, cinco pessoas foram detidas e encaminhadas à 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio, onde passaram por consulta de antecedentes criminais.
Embora atuar como flanelinha não seja um crime específico no Código Penal Brasileiro, ela é considerada uma prática ilegal e passível de punição em casos de extorsão, constrangimento ilegal ou ameaça.
A Guarda Civil Municipal reforça sobre a importância das vítimas denunciarem qualquer situação de abuso para que as autoridades possam agir de forma mais eficaz. Denúncias podem ser feitas na delegacia. A colaboração da população é fundamental para o mapeamento da prática e o combate à criminalidade em Cabo Frio.