Abertura de novas empresas volta a crescer em Cabo Frio

Casa do Empreendedor registra  455 alvarás emitidos durante pandemia 

A Prefeitura de Cabo Frio registrou um aumento de 224% na emissão de alvarás, desde o inicio da pandemia até o mês de julho. Os dados da Secretaria de Fazenda apontam o retorno no crescimento de abertura de novas empresas no município. Ao mesmo tempo, formalizaram pedido de baixa, de janeiro a 31 de julho, 136 empresas, contra 355, no mesmo período do ano passado.  

Somente no mês passado foram emitidos 115 alvarás de Micro Empreendedores Individuais (MEIs), programa do governo federal que permite a formalização, por meio da abertura de microempresas, de trabalhadores como cabeleireiros, manicure e pedicure, estética e outros serviços com beleza; fotógrafos, marceneiros, pintores, pedreiros, albergues, alojamentos, entre outras funções. Um aumento de 426%, comparado ao mês de abril, início da pandemia do coronavírus, onde foram registrados apenas 27 novos alvarás.

“Nos primeiros meses de restrições à circulação de pessoas, houve uma desaceleração na criação de firmas. Em abril, foram 84 novos negócios a menos do que em março e em maio, uma queda de 98 aberturas de empresas com relação a março deste ano”, informou a coordenadora da Casa do Empreendedor, Elisângela Ramalho.  

Para Clésio Guimarães, secretário de Fazenda e idealizador da Casa do Empreendedor, uma das motivações para Cabo Frio atrair novos empreendimentos é a rapidez no processo de abertura. 

 “A Casa do Empreendedor de Cabo Frio é uma das mais rápidas da Região, quando o assunto é abertura de empresas. Apesar da crise que vivemos com a pandemia, os números são favoráveis. Os empresários estão regularizando, iniciando o próprio negócio e empreendendo. A facilidade que o MEI oferece, faz com que o empresário empreenda cada vez mais. O município está na retomada de um local bom para se investir. Acreditamos na retomada lenta e gradual da economia do município, que já começa a entrar num círculo virtuoso novamente, com a busca de alternativas enquanto empreendedores, o que estimula o empreendedorismo individual dos trabalhadores da cidade”, explica o secretário.  

A relação das empresas licenciadas mensalmente e de posse do alvará de funcionamento está no portal da Casa do Empreendedor, para consulta dos interessados. Basta acessar o endereço da Secretaria de Fazenda e clicar no link http://fazenda.cabofrio.rj.gov.br/casa-empreendedor/ 

A Casa do Empreendedor funciona ao lado da Câmara de Vereadores, no antigo prédio do arquivo municipal, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.O atendimento é feito presencialmente, pelos telefones 3199-9936/3199-9937, ramal 212; e pelo email casadoempreendedor@fazenda.cabofrio.rj.gov.br 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.