Abertura do Aloha Spirit tem campanha de limpeza da praia

Cerca de uma tonelada e meia de microlixo foi recolhida das areias da Praia do Forte na manhã desta sexta-feira (23) durante o primeiro dia do X Aloha Spirit Festival. A ação fez parte da abertura oficial do maior campeonato de esportes aquáticos da América do Sul, que acontece até domingo (25), no canto da Praia do Forte, com participação de mais de 2 mil atletas, 17 modalidades esportivas e cerca de 300 categorias.

A programação do Aloha Spirit foi aberta nesta sexta-feira (23), às 8h30 horas, com uma campanha de conscientização ambiental “Aloha Spirit Mar Sem Lixo”, com coleta de microlixos na orla, realizada em parceria com a ONG Mar Sem Lixo, e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, QArt, Prolagos, Seu Lixo Meu e Porto Real. Com a ajuda de atletas e moradores de várias idades, foram recolhidos canudos, papéis e restos de materiais plásticos entre outros microlixos.

De tarde, cerca de 125 alunos da rede municipal de Cabo Frio participaram do projeto escola do Festival Aloha Spirit de Cinema, aberto com apresentação de teatro patrocinada pela Prolagos, sobre conscientização da preservação ambiental com a turma do Prolaguito. Em seguida, teve exibição do desenho Moana, da Disney, com direito à pipoca. Para participar, as escolas interessadas precisaram se inscrever através de um link disponibilizado no site do evento e participar de um sorteio. As contempladas foram: E. M. São Cristóvão (São Cristóvão), E. M. Professora Elicéa da Silveira (Gamboa), E. M. Professor Oswaldo Santa Rosa (Guriri), E. M. João Evangelista dos Santos (Botafogo) e E.M. João Rocha (Vila Nova).

Já as competições começam oficialmente no sábado (24): a partir das 6h30 tem abertura da arena e entrega dos kits aos atletas, e às 7h30 a primeira prova: natação águas abertas (1.500 metros). Até domingo atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará, Sergipe, Paraná e Amazonas, além do Chile, Argentina e Uruguai estarão colorindo o mar de Cabo Frio com suas canoas e pranchas. Alguns aproveitaram a sexta-feira para reconhecer as raias e treinar, dando um show a parte para quem resolveu curtir um de sol no mar.

“Como o Sul-Americano de canoa havaiana e o Aloha Spirit foram agendados para a mesma semana, muitos atletas que participaram da primeira competição acabaram se inscrevendo, também, para a segunda. Com isso, teremos muitos campeões sul-americanos participando do Aloha, elevando ainda mais o nível das competições que já é alto. A modalidade de stand up paddle, por exemplo, vai valer pontos para o Mundial de 2019 da Paddle League. Será a primeira vez que uma etapa do Mundial acontece no Brasil, por isso, o presidente Christopher Parker estará em Cabo Frio junto com vários grandes nomes da modalidade”, anunciou João Castro, diretor da agência Ecooutdoor Sports Business, realizadora do Aloha Spirit, que tem patrocínio da Booking.com e Riachuelo, e apoio da Amarok, Prefeitura de Cabo Frio, Secretaria de Turismo de Cabo Frio, Inter TV e Aqua Sphere.

Assim como aconteceu no Sul-Americano, para o Aloha a previsão é de ventos fortes durante a competição. “Mas a arena estará mais protegida e as provas serão realizadas em um ponto onde a influência deste vento é menor. Mas, para prevenir, estamos mudando o trajeto de algumas provas. Para as canoas, por exemplo, não faremos mais a prova na Ilha do Papagaio: o percurso será definido no dia. A natação 3.800m terá largada e chegada será na arena, e não mais em outro ponto da praia. Para o SUP e demais modalidades o percurso deverá ser mantido, mas se houver necessidade, poderemos anunciar mudanças”, explicou João Castro, lembrando que os resultados das competições podem ser acompanhados através do aplicativo Aloha Spirit, que pode ser baixado gratuitamente na play store tanto do Android quanto do Iphone. Confira a programação:

Sábado (dia 24)

6h30 – Abertura da arena com retirada do kit (até às 17h)

7h30 – Natação águas abertas 1.500 metros

8h30 – Va’a OC6 Super Master Feminino e Masculino, Legend Feminino 10 Km

10h – Stand Up Paddle 1.5Km 3Km 6Km 9Km e Paddleboard 3Km (transmissão ao vivo pela TV Aloha)

11h45 – Va’a OC6 Estreante Feminino e Masculino 10 Km

13h – Va’a OC6 Máster Feminino e Masculino 10 Km

13h – Waterman triathlon 500 m natação / 1.000 m Stand Up Paddle / 1.000 m (transmissão ao vivo pela TV Aloha)

14h45 – Va’a OC6 Super Prova Overall Feminino, Masculino e Mista 20 Km (transmissão ao vivo pela TV Aloha)

15h – Apneia – briefing sobre a competição junto à piscina da prova

15h30 – Va’a OC1 Kids / SUP Kids / SUP Junior