Ações de conscientização marcam início da programação do Outubro Rosa em Cabo Frio

Solenidade de abertura aconteceu em frente ao prédio da Prefeitura na manhã desta sexta-feira (01)

Em alusão ao Outubro Rosa, diversas ações de alerta e conscientização à prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama e do colo do útero foram realizadas, na manhã desta sexta-feira (1º), na Praça Tiradentes, em frente ao prédio da Prefeitura de Cabo Frio. As atividades seguem ao longo do mês em vários pontos da cidade.

A abertura oficial do evento, organizado pela Secretaria de Saúde, contou com a presença de várias autoridades municipais, e atividades voltadas para a população com foco na educação em saúde, orientações sobre a detecção precoce dos tipos de câncer, entre outros cuidados. Profissionais da saúde realizaram também aferição de pressão arterial, glicemia capilar e práticas interativas e complementares em saúde, como auriculoterapia e massoterapia.

Com uma pequena fita rosa levada ao peito, o prefeito José Bonifácio falou sobre prevenção contra o câncer de mama e elogiou a participação dos agentes comunitários de saúde, falando da importância do trabalho realizado pela classe, principalmente na prevenção de doenças. Ele também chamou a atenção para a necessidade de valorizar o trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde em todo país.

“Este 1º de outubro é o dia que a gente começa a chamar atenção para a necessidade de prevenção, principalmente do câncer de mama. Essa doença não escolhe família, não escolhe lado social, nem homem nem mulher. Acima de tudo o que salva, mesmo, é a prevenção. Precisamos, acima de tudo, valorizar o SUS, porque nessa pandemia as pessoas puderam ver a importância que o Sistema Único de Saúde tem para toda a população”, declarou o prefeito.

O mês de outubro é conhecido mundialmente por ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento é celebrado desde os anos 1990 com objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade das mulheres em todo o mundo.

“Estamos aqui, hoje, conscientizando principalmente sobre a prevenção. Por isso falamos sobre o câncer de mama e o do colo do útero, que são os que mais atingem nossas mulheres. Historicamente, até de forma machista, sempre foi colocado para que a mulher cuidasse do homem, mas nós, homens, é que devemos cuidar das nossas mulheres. Quando identificarmos uma mulher que esteja doente, precisamos ficar ao lado dela porque esse tem de ser o nosso papel”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

CONTINUAÇÃO DA CAMPANHA

Do dia 04 ao dia 08 de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) vão oferecer diversas orientações aos moradores das respectivas áreas de abrangência.

Ao longo de todo o mês serão oferecidas palestras educativas no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga, com coleta de preventivo em livre demanda, exame clínico das mamas e encaminhamento para realização de mamografia, diante ao protocolo ou qualquer alteração no exame.

No dia 04 e no dia 06, a partir das 8h, será realizada uma palestra sobre “Papel da alimentação na prevenção do câncer de mama e do colo de útero”. No dia 4, às 14h, a unidade vai oferecer coleta de preventivo. Já no dia 6, a coleta acontecerá às 9h.

Nos dias 7, 14, 21 e 28, uma palestra com a enfermeira Andréia Flores vai abordar os cuidados com a mama, autoexame, mamografia e mitos/verdades sobre o câncer de mama. Nestes dias a unidade também oferecerá consulta com mastologista.

Nos dias 8, 11, 13, 22, 25 e 27 as moradoras de Cabo Frio também poderão fazer o preventivo. No dia 13, uma palestra com a psicóloga Ana Cristina vai abordar a autoestima durante o tratamento.

A programação do dia 15 de outubro será voltada para as servidoras da unidade. Serão oferecidos serviços de coleta de preventivo às 13h, palestras sobre “O lado emocional durante a descoberta do câncer” e sobre o tema “Mulher cuida de todos e esquece dela mesma”, às 14h, e consultoria de beleza às 15h.

Nos dias 18, 19 e 20, as coletas de preventivo ocorrem às 9h. O tema “Autoestima durante o tratamento” será novamente abordado, às 10h. Encerrando a programação do Outubro Rosa na unidade, no dia 29, às 13h, será dia de coleta de preventivo e palestra sobre “ O lado emocional na descoberta do câncer”, com a psicóloga Fernanda Ermeninche.