Alunos da educação infantil de Cabo Frio participaram da Jornada de “Educação Alimentar e Nutricional”

Durante a ação, equipes de nutrição promovem atividades com o objetivo de introduzir o hábito alimentar saudável

A equipe de nutrição da Secretaria de Educação de Cabo Frio tem visitado as escolas da rede municipal para a realização da Jornada de “Educação Alimentar e Nutricional (EAN)”. A ação, que começou no mês de novembro e segue agora, em dezembro, vai ocorrer em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

As escolas municipais de educação infantil Vovó Cinha (Parque Burle) e Professora Elenita Ferreira dos Santos Abreu (Manoel Corrêa) já receberam as profissionais, que apresentaram frutas, verduras, legumes e vegetais aos alunos, de forma lúdica e divertida, como forma de introduzir o hábito alimentar saudável. O objetivo da jornada é incentivar melhores escolhas e práticas no contexto alimentar saudável.

Segundo a nutricionista técnica da Secretaria de Educação, e responsável pela merenda na rede municipal de Cabo Frio, Fabiana Rosa, os estudantes puderam manusear e saborear as frutas que foram oferecidas de forma a estimular o paladar e o reconhecimento das cores e texturas.

“Além de conhecerem os alimentos utilizados na alimentação escolar, as crianças tiveram contato com frutas que nem sempre estão na dieta regular no dia a dia em casa. A partir dessas frutas apresentadas, como o kiwi, morango, melão e uva, oferecemos sucos e comentamos sobre os benefícios que oferecem ao desenvolvimento saudável”, comentou.

Além de aprender sobre alimentação saudável, os alunos tiveram a oportunidade de receber orientações sobre como cultivar hortas na escola, desde a preparação da terra, adubação, cuidados e colheita. A atividade pode, inclusive, ser replicada no núcleo familiar, que passa a ser um multiplicador do conhecimento.

A Jornada segue nas escolas da rede municipal conforme cronograma organizado pela equipe de Nutrição da Secretaria de Educação, e encaminhado às equipes diretivas das escolas municipais.